Nas obras de construção civil, é necessário fazer um acompanhamento cuidadoso para verificar se tudo está saindo como o planejado, o que é otimizado pela gestão a distância. Dessa forma, em qualquer sinal de desvio do planejamento inicial, o gestor pode tomar medidas para impedir o surgimento de erros, atrasos e outros impasses nas entregas.

Para realizar a gestão a distância na obra, é preciso adotar ferramentas tecnológicas que permitam tornar o processo de gerenciamento mais eficiente. Um sistema em nuvem para gestão de obras traz diversas vantagens para um melhor controle do projeto como um todo, inclusive por meio de smartphones ou tablets.

Quer saber quais são elas? Veja a seguir as 6 principais!

1. Melhoria da qualidade da informação

Para que seja possível realizar um bom gerenciamento de obras, é preciso ter à sua disposição informações consistentes e atualizadas sobre os projetos e processos empresariais. Essas informações precisam estar disponíveis de forma organizada, para que sejam consultadas sempre que necessário, tanto pelos gestores quanto pelos demais membros das equipes.

Ao realizar uma gestão a distância, com a ajuda de um bom sistema de gestão de obras, é possível não apenas armazenar e acessar as informações a qualquer momento e lugar, mas também alterá-las com facilidade.

Assim, o gestor pode fazer um acompanhamento em tempo real de todos os dados importantes sobre a obra e, o mais importante, ter informações confiáveis para gerar indicadores e métricas. Esses indicadores podem ser visualizados de forma rápida e prática, por meio de relatórios personalizados automáticos gerados pelo sistema, o que torna o processo menos trabalhoso.

2. Otimização de processos

Todos os processos podem ser otimizados por meio da gestão a distância, principalmente no que diz respeito à gestão de custos, gerenciamento de equipes e controle da documentação do projeto. Isso tudo pode ser feito em uma única plataforma de gestão de obras, desde que ela contenha todas as funções necessárias para atender às necessidades do setor.

Um dos principais processos que podem ser otimizados é a manutenção dos diários de obras, já que não há mais a necessidade da utilização de papel. Tudo é feito de maneira digital, com preenchimento direto no sistema, de forma mais precisa e com a possibilidade de adicionar fotos para acompanhar o andamento da obra.

3. Comunicação mais eficiente

Como as atividades do setor de construção civil demandam muito dos membros das equipes e a rotina é muito movimentada, a comunicação no canteiro de obras pode acabar sendo prejudicada. Isso porque os fiscais ou os supervisores de obras nem sempre podem estar presentes no momento certo para tirar dúvidas e atender às demandas dos demais colaboradores.

Com uma gestão a distância, de maneira digital, é possível resolver esse problema por meio de funcionalidades como o chat integrado. Ele torna a comunicação mais eficiente ao permitir a troca de mensagens entre os supervisores e as equipes de campo, onde quer que eles estejam.

4. Redução de desperdícios

Ao iniciar um projeto, a empresa estipula um orçamento para gastar com a obra, porém, com o surgimento de imprevistos e gargalos nos processos, esse valor acaba ficando muito mais elevado. Os desperdícios de materiais e a ociosidade da mão de obra, devido a erros de logística e equipamentos, são alguns dos problemas que podem aumentar os gastos.

Com a ajuda de um sistema, o gestor pode determinar as quantidades de materiais necessárias para a realização da obra e fazer uma gestão a distância do consumo desses elementos. Isso permite saber as quantidades consumidas por equipe separadamente e em tempo real, ou seja, identificar melhor as fontes de desperdícios para que sejam feitas a conscientização e a redução de custos.

Além disso, ao definir as quantidades certas de materiais necessários, o gestor evita o problema da ociosidade das equipes. Isso porque elas muitas vezes são impedidas de realizar seus trabalhos adequadamente devido à falta de materiais e equipamentos no canteiro de obras, prejudicando sua produtividade.

5. Maior controle das equipes

No setor de construção civil, fazer um controle eficiente das equipes de campo é um grande desafio, já que a empresa pode executar vários projetos simultaneamente em diversos canteiros de obras. Por isso, o monitoramento e a gestão a distância na obra tornam-se indispensáveis para garantir que as equipes estejam executando os trabalhos nos locais certos e de maneira correta.

Com um software na nuvem, os gestores de obras têm a vantagem de gerenciar as equipes com muito mais facilidade, seja pelo computador ou por meio de dispositivos móveis. Isso porque uma ferramenta desse tipo traz diversas funcionalidades que permitem fazer um acompanhamento mais próximo da equipe, como:

  • planejar as atividades e atribuí-las aos colaboradores;
  • saber quais tarefas estão em andamento e quais já foram concluídas;
  • verificar em tempo real o cumprimento de prazos e o seguimento do cronograma da obra;
  • delimitar o local certo onde os serviços devem ser executados;
  • visualizar relatórios de produtividade etc.

6. Mais qualidade nas entregas

Para que a obra seja executada da maneira correta e o serviço final seja de qualidade, é preciso se certificar de que as tarefas estão sendo executadas por profissionais qualificados, seguindo os procedimentos corretos. Um sistema que permita realizar a gestão a distância facilita o gerenciamento desses fatores por meio de funcionalidades como a validação de certificações, o workflow de atividades e as ordens de serviço digitais completas e detalhadas.

O seguimento de um fluxo personalizado de trabalho (workflow) preciso, com as descrições de todas as etapas e seus responsáveis evita a ocorrência de erros. Isso agiliza o trabalho, garante a eficácia das tarefas e ajuda a manter o padrão de qualidade da empresa.

Além disso, com a validação de certificações é possível saber quais são os cursos e certificados que cada trabalhador tem em vigência no momento. Assim, há a garantia de que somente os profissionais realmente qualificados executarão a tarefa, de acordo com a escolha do gestor.

Como você viu, a gestão a distância é algo fundamental para que as obras saiam como o previsto e o cronograma seja devidamente cumprido. Com a ajuda da tecnologia, por meio de um sistema em nuvem para gestão de obras, é possível gerenciar todos os processos e equipes ao mesmo tempo, sem sair do escritório.

Você já realiza a gestão a distância nas obras? Quais outros benefícios você acha que ela traz para a empresa? Conte nos comentários!