Qual a importância da automação com fluxos de trabalho para as empresas?3 min read

Você sabe o que é automação com fluxos de trabalho? Para entender de forma simplificada, é preciso separar os termos. 

Fluxo de trabalho, ou workflow, é a forma como procedimentos e atividades são realizados em uma organização. Para que um objetivo seja cumprido, é preciso que etapas sejam cumpridas em sequência, e é justamente essas etapas que formam um fluxo de trabalho.

Quando se fala de automação de workflow, é o fato de haver uma tecnologia capaz de otimizar atividades manuais, aumentando a eficiência e diminuindo a taxa de erros. 

É justamente nesse contexto que surgem os sistemas ou softwares que podem ajudar empresas a automatizar fluxos de trabalho. 

Para entender mais sobre automação de processos e como a tecnologia tem ajudado nesse sentido, é só acompanhar a leitura. 

Por que as empresas têm optado por automatizar processos?

Dentro de uma empresa e nos mais diversos segmentos, existem diversas tarefas repetitivas e possivelmente complicadas de serem executadas – ou as duas coisas. 

Por isso, está se tornando cada vez mais comum a utilização de softwares e aplicativos para realizar a racionalização e a otimização dos processos.

Através desses softwares surgem os chamados fluxos de trabalho automatizados, ou workflows, que funcionam como um sistema de organização de tarefas. 

Por meio da integração de processos, são também integradas as áreas de uma empresa e alinhados os posicionamentos de gestores e colaboradores. O objetivo final, claro, é entregar a demanda: um produto ou um serviço oferecido.

Os dados comprovam essa necessidade: de acordo com dados da McKinsey, 50% das atividades executadas pelos colaboradores podem ser automatizadas por meio de diferentes tecnologias.

Além disso, a pesquisa ainda afirma que 86% das empresas bem-sucedidas utilizam alguma plataforma de gestão.

Qual o impacto da automação com fluxos de trabalho nas organizações?

Tanto os clientes do serviço que é ofertado quanto os colaboradores são beneficiados pela automação dos processos internos da empresa.

Com a automação, os colaboradores passam a ter mais tempo para se dedicar ao que realmente importa e alcançam melhores resultados, aumentando a produtividade de uma maneira geral.

Entre os benefícios que podemos citar sobre as automações, estão:

– Aumento da produtividade;

– Monitoramento de resultados de performance em tempo real;

– Integração de setores da empresa e facilitação da comunicação interna;

– Redução dos custos operacionais;

– Diminuição da taxa de erros graças à padronização dos processos.

Para saber mais sobre as vantagens desse processo, é só clicar aqui

Para saber como automatizar processos na sua empresa seguindo 5 passos simples, confira nosso e-book!

Preparamos um material super completo que te mostra como é possível implementar essas automatizações no seu dia a dia de trabalho. 

Seguindo alguns passos simples, você pode poupar tempo da sua equipe e ganhar eficiência operacional ao dedicar recursos para o que realmente é relevante.

Para baixar o material, é só clicar na imagem abaixo.

 

AutomaçãoAutomação de processosautomatizaçãoFluxo de trabalho