janeiro 27, 2022

Prevenção de perdas: o que é, como aplicar e 4 dicas imperdíveis

Isabele Borges

A prevenção de perdas, bastante utilizada no setor de varejo, é uma estratégia que consiste em evitar e diminuir as perdas da empresa

E no que consistem essas perdas? Desperdícios, furtos e fraudes, por exemplo. É justamente por isso que esse processo é tão importante para as organizações. 

Então, o que as empresas podem fazer nesse sentido? Quais tecnologias podem ajudar? É o que veremos no post de hoje. Boa leitura!

O cenário da prevenção de perdas no Brasil: índices e causas

De acordo com a 2º Pesquisa ABRAPPE de Perdas no Varejo, o índice de perda atingiu a média de 1,38% do faturamento líquido do varejo brasileiro, totalizando mais de 20 bilhões em prejuízos.

Acerca das causas desse desperdício tão custoso, o estudo revelou que quebras operacionais lideram com 36%. Essas quebras operacionais podem ser desmembradas em: vencimento de produtos (24%), deterioração/perecibilidade (18%) e produtos danificados por funcionários (12%).

Em seguida, aparecem furto externo com 20% e erros de inventário com 13% como causa. 

E como melhorar esse índice? Fernando Gambôa, diretor executivo de Performance Improvement/Advisory, da EY, explica.

“A aplicação de tecnologias disruptivas é capaz de beneficiar diferentes áreas do varejo, as quais devem trabalhar em conjunto. Cabe a Prevenção de Perdas incentivar e impulsionar a adoção dessas inovações”, afirma o executivo. 

Como fazer prevenção de perdas na sua empresa

Bom, agora que já entendemos as principais causas de perdas e o cenário brasileiro, vamos compreender como tornar essa estratégia uma realidade na sua empresa. 

Primeiramente é necessário mostrar a importância dessa metodologia para quem trabalha com você, para que nenhuma etapa seja negligenciada. 

Além disso, é preciso ter um panorama do quanto a sua loja ou o seu supermercado, por exemplo, tem perdido hoje através de auditorias. Saber esse dado é fundamental para entender por onde começar e o que fazer. 

Após esse mapeamento, é preciso planejar ações e executá-las, sempre lembrando que o processo pode passar por revisões e melhoramentos constantes. 

Vejamos a seguir uma lista de boas práticas que você pode aplicar para cortar o desperdício!

1 – Trabalhe com inventários no estoque

O inventário é um tipo de documento bastante conhecido cujo objetivo é listar todos os itens, produtos e mercadorias disponíveis no estoque. 

Um inventário bem feito, portanto, é uma ótima prática para reduzir perdas na sua empresa, isso porque você consegue controlar:

Quantidades estocadas;

– Validade dos produtos;

– Demanda de mercadorias. 

Todos os itens acima são essenciais quando falamos em prevenção de perdas, uma vez que, controlando cada um deles, é possível entender quais produtos não precisam mais ser comprados; quais devem ser comercializados primeiro devido à validade; qual a necessidade de reposição e assim por diante. 

2 – Acompanhe de perto o processo de recebimento de mercadoria

Desde o momento da chegada do produto na sua loja, é preciso verificar quais condições ele chegou, garantindo a qualidade das mercadorias e que nenhuma delas sofreu dano ou até mesmo extravio

Alguns questionamentos são super importantes na etapa de recebimento de carga, como: os itens estavam amarrados no baú do caminhão? Há algum dano visível? A sua equipe está acompanhando o descarregamento das cargas? 

Essas e outras perguntas devem ser feitas e respondidas sempre que uma nova carga chegar até a sua loja e, por isso, é tão importante que você entenda quais profissionais são responsáveis por essas atividades, a fim de padronizar processos e assegurar que não há perdas em nenhuma etapa. 

3 – Invista em auditorias

As auditorias são procedimentos que buscam verificar inconformidades, apontar irregularidades e orientar a boa execução dos processos

Como resultado de uma auditoria, é preciso que seja produzido um relatório de conformidades, com fotografias, localização georreferenciada e assinatura para que o documento seja validado. 

A partir dele, é possível entender se há perdas nos processos e traçar planos de ação para melhorias futuras. 

4 – Utilize diferentes tipos de checklists e formulários

Usar o checklist como ferramenta é parte essencial quando se fala em prevenção de perdas. Isso porque esse tipo de metodologia permite que um passo a passo seja seguido, não negligenciando nenhuma etapa ou parte do processo. 

Alguns checklists podem ser úteis para identificar e reduzir desperdícios, como:

Checklist de vistoria: vistorie Pontos de Venda e demais espaços na sua empresa para entender se as mercadorias perto da data de validade estão bem posicionadas, se o PDV está bem organizado, se os produtos estão com a integridade garantida nas prateleiras e assim por diante;

Checklist de inconformidade: com esse tipo de formulário, você consegue identificar as inconsistências e inconformidades na empresa, garantindo o uso eficaz de planos de ação e próximas atividades com prazo agendado;

Checklist de auditoria: como falamos acima, realizar auditorias é fundamental. No formato de checklist, a auditoria pode ser padronizada, além de ser possível adicionar alguns recursos especiais, como fotografias e localização via GPS. 

Como o Videnci pode ajudar a prevenir perdas na minha empresa?

O Videnci é um sistema que pode te ajudar – e muito – a reduzir os desperdícios na sua empresa. Usando nossa plataforma você tem à disposição funcionalidades extremamente úteis, como: 

– Formulários e checklists digitais 100% digitais; 

– Relatório final com fotografia item a item e localização georreferenciada

Assinatura digital

– Leitura de QR Code associado à formulários ou ativos;

Recurso de soma e demais fórmulas nos formulários; 

Fluxo de aprovação para facilitar e otimizar a execução de atividades;

Planos de ação para definição de próximos passos;

Envio automático de relatórios preenchidos via e-mail ou WhatsApp;

– Preenchimento via aplicativo ou computador.

Essas são apenas algumas das funcionalidades que podemos oferecer para ajudar a sua empresa. Quer saber mais? Clique aqui e converse com a gente, em poucos minutos podemos fazer uma demonstração do produto pensando exclusivamente no seu negócio