[Modelo Gratuito] Ficha de Anamnese: por que tornar esse procedimento digital?5 min read

Você sabe o que é uma ficha de anamnese? Esse tipo de documento serve para organizar informações e entender mais sobre as condições de saúde dos pacientes.

Muito utilizado em clínicas e espaços de saúde/beleza, esse formulário é uma forma de conhecer mais sobre quem é seu paciente. 

Organizada em formato de checklist, a anamnese deve ser conduzida em formato de entrevista, na qual o profissional coleta informações relacionadas a:

– Hábitos de vida;

– Condição atual de saúde;

– Queixa principal;

– Fatores agravantes ou atenuantes; 

– Histórico familiar;

– Alergias. 

Clique e confira nosso modelo gratuito de Ficha de Anamnese.

Tendo isso em vista, é importante perguntar: qual a melhor forma de estruturar uma ficha de anamnese? Papel, planilha ou software? É o que veremos a seguir!

Por que não utilizar papel e planilhas para Ficha de Anamnese?

Como falamos acima, esse documento reúne informações extremamente relevantes e deve ser feito com muito cuidado, visto que você está lidando com a saúde das pessoas. 

Portanto, utilizar o papel não é uma boa alternativa. Por que? Pelo fato dele ser um material altamente contaminável e passível de uma série de situações, como extravio, perda de dados, informações mal preenchidas, deteriorantes e outras.  

Além disso, o papel é um material que, quando utilizado em grandes quantidades, é de difícil armazenamento, visto o volume gerado. Se a armazenagem é complicada, a extração e uso de dados coletados é ainda mais

Isso porque, para melhor interpretação das informações, é preciso utilizar algumas ferramentas. Muitas clínicas recorrem às planilhas, porém, a extração de dados em Excel pode ser um desafio enorme, visto que a ferramenta é bastante complexa. 

Então, qual a solução? O uso de um software de checklists e formulários 100% digitais! 

Checklists digitais: o que são e como funcionam na prática 

O checklist é uma lista de tarefas que serve para manter a organização de atividades. É, portanto, uma ferramenta que organiza tarefas de forma visual e garante que nenhum passo ou detalhe da atividade seja negligenciado.

Dessa forma, os checklists garantem que processos repetitivos sejam feitos de maneira correta, ágil e padronizada. Quando todas as tarefas estão listadas, você reduz a chance de erros, além de guardar um histórico das atividades. 

E por que tornar seus checklists digitais? Simples! Com uma ferramenta dessas em mãos, você não precisa se preocupar com o uso de papel e nem com a extração de dados nas defasadas planilhas.

Ao utilizar um software, como o Videnci, você preenche digitalmente todas as informações da sua ficha de anamnese seguindo os moldes de um checklist e conta com os benefícios do digital, como:

– Armazenamento de informações na nuvem;

– Dados confiáveis com o preenchimento digital;

– Possibilidade de preencher o documento em qualquer dispositivo mesmo sem internet; 

– Relatórios gerados automaticamente;

– Possibilidade de envio do formulário preenchido via e-mail ou WhatsApp com fluxos de trabalho. 

Bacana, não é? Vejamos, então, por que escolher o Videnci para digitalizar as fichas de anamnese da sua empresa. 

Fotografia para comprovar antes e depois dos pacientes 

Um dos recursos mais interessantes da nossa plataforma é a fotografia item a item. Com a geração de fotos dentro do aplicativo, você pode fazer o registro de como seu paciente chegou e sua evolução conforme os atendimentos.

Dessa maneira, você gera ainda mais valor para o seu trabalho, uma vez que as imagens vão comprovar tudo o que foi feito e como o paciente tem melhorado sessão a sessão. 

Manutenção do histórico de atendimento de cada paciente 

A cada formulário preenchido, você garante o histórico do paciente na sua clínica ou espaço de saúde/beleza. No App Videnci, você pode organizar os documentos por pasta, nomeando como achar melhor e mais funcional. 

Preenchimento de formulário em qualquer dispositivo 

Precisa preencher a ficha de anamnese de um celular, tablet ou computador? Com o Videnci isso é possível. Nosso sistema é funcional em qualquer dispositivo!

Assinatura digital do profissional e do paciente 

Utilizando nossa plataforma, você pode solicitar uma assinatura manual ou por e-CPF para cada paciente e profissional ao finalizar um preenchimento de formulário. 

A assinatura pode ser realizada também em qualquer dispositivo, dando mais segurança para e confiabilidade para os checklists. 

Envio da ficha de atendimento via e-mail ou WhatsApp

Terminou um atendimento e precisa enviar a ficha para o cliente ou para outro profissional? Com o Videnci isso é simples: basta automatizar o envio do documento via e-mail ou WhatsApp, o que for mais fácil para você. 

Essas são algumas das funcionalidades do Videnci para sua empresa. O que acha de iniciarmos um teste ainda hoje? Temos uma equipe ansiosa para falar com você, escolha o melhor horário e faça parte da revolução digital! 

anamneseficha de anamnese