outubro 28, 2021

Como o Videnci facilita procedimentos em empresas de energia?

Isabele Borges

Nos últimos dias falamos no nosso blog como funciona o setor de energia e como a tecnologia tem sido útil para a área. Hoje, queremos mostrar como alguns processos mais específicos podem ser otimizados em empresas de energia.

No cenário atual, muitas companhias desenvolvem, implementam e operam projetos de energia por todo o Brasil, trazendo grandes ganhos para o setor e a população em geral.

Por isso, mais do que nunca, organizações do setor têm buscado inovações para otimizarem seus processos e atividades. Nesse sentido, uma das tecnologias simples, mas eficazes, utilizadas nos processos e operações de empresas de energia são os checklists digitais

Para entender mais, é só acompanhar. Boa leitura!

Como um checklist digital otimiza processos nas empresas de energia?

Sabemos que a tecnologia pode otimizar a rotina de diversos setores, e o mesmo ocorre para a área de energia. Mas você pode estar se perguntando: como os checklists digitais podem ajudar nesse sentido? Simples!

Os formulários digitais garantem que as atividades realizadas pelos colaboradores estão sendo feitas seguindo o passo a passo criterioso criado pela sua empresa. 

Além disso, os documentos digitais te ajudam a certificar que as normativas, como é o caso da ISO 50001, estão sendo aplicadas

Outra forma de utilizar os checklists é para monitorar em tempo real o que ocorre em campo, seja numa instalação de painel solar ou um relatório de visita técnica nas subestações de energia.

Dessa maneira, com o controle digital desses processos tudo se torna mais simples e otimizado, trazendo ganhos reais para a sua operação. 

Vejamos a seguir como três atividades comuns para empresas do setor podem ser otimizadas utilizando uma plataforma de gestão digital, como é o Videnci.  

Instalação de painel solar

Para instalar um painel solar é preciso seguir um passo a passo, correto? É por isso que os checklists digitais são perfeitos para esse tipo de atividade. 

Supondo que é preciso seguir alguns passos básicos, como: preparar o local, instalar suportes, trilhos e painéis, e conectar todo o sistema. Com um sistema digital, você pode descrever tarefa por tarefa no formulário e garantir que os itens foram rigorosamente seguidos. 

Utilizando o campo de fotografia, por exemplo, você comprova que toda a preparação e instalação foi feita da maneira correta, garantindo um serviço de qualidade. 

Além disso, o checklist permite que você acompanhe e monitore as equipes em tempo real, verificando o status do preenchimento.

Relatório de visita técnica

Um relatório de visita técnica é utilizado para garantir que o serviço realizado seguiu os parâmetros pré-estabelecidos e, dessa forma, foi concluído de maneira excelente. 

Aqui no Videnci, temos clientes que utilizam o sistema vistoria técnica em sistema on-grid, por exemplo.  

No documento, é possível adicionar as seguintes informações:

– Responsável pela vistoria com assinatura digital;

– Localização via GPS;

– Data e horário do envio do formulário;

– Dados e endereço do cliente;

– Fotografias que mostram o padrão de energia, medidor e fachada;

– Compilado de dados técnicos, como tipo de disjuntor, número do medidor, potência do transformador e etc;

– Para cada dado técnico, é possível adicionar uma fotografia, organizando o formulário como um todo. 

É importante reforçar que é possível criar um relatório da forma que a sua empresa precisar, visto que o construtor do Videnci é altamente flexível e pode te oferecer infinitas possibilidades. 

Inspeção de equipamentos

Esse formulário pode ser utilizado para qualquer tipo de equipamento que faz parte da rotina operacional do setor de energia. 

É possível, por exemplo, inspecionar semanalmente equipamentos de alta tensão com os formulários do Videnci. 

No construtor, você pode optar por:

– Descrição do equipamento;

– Tipo de Manutenção;

– Nome da Subestação;

– Diretriz; 

– Checklist com perguntas específicas e importantes, como “Os colaboradores possuem todos os EPIs e ferramentas necessárias para execução da atividade?” e “A Análise Preliminar de Risco foi preenchida”?

– Utilizar o campo de múltipla escolha ou conformidade para verificar todos os itens necessários, assinalando o que está ou não dentro do conforme;

– Adicionar uma fotografia para cada item conforme ou não;

– Adicionar observações caso necessário;

– Assinar o documento digitalmente. 

Além de oferecer um construtor completo para você, é possível realizar o upload de formulários que você já usa hoje em dia para o sistema, facilitando e digitalizando a sua rotina. 

Entenda mais sobre o Videnci

Como conversamos neste conteúdo, somos uma plataforma de checklists digitais que pode melhorar – e muito – a forma com que os seus processos são realizados hoje. 

Através da digitalização, conseguimos otimizar as atividades da sua equipe e trazer economia de tempo e recursos. 

Para saber mais sobre como poder ajudar hoje a sua empresa de energia, o que acha de conversar com nossos especialistas? Podemos alinhar expectativas e entender se o Videnci é ideal para sua operação hoje. 

Estamos te esperando!