outubro 7, 2021

Vistoria de imóvel: o que incluir no checklist + modelo gratuito

Isabele Borges

Vistoria de imóvel é o processo de verificar a integridade das instalações presentes em uma casa, apartamento e outros tipos de imóveis. 

O objetivo da vistoria depende do momento em que é realizada. Por exemplo:

– Na compra e venda de um imóvel: para garantir que todos os itens combinados com o vendedor estão de acordo e presentes no local; 

– Ao alugar um imóvel: para garantir que o inquilino está entregando o imóvel conforme o combinado, evitando descuidos por parte do locatário.

Mas você pode se perguntar: como organizar a vistoria de imóvel da melhor forma possível? É o que veremos abaixo. 

Checklist para vistoria de imóvel 

A melhor forma de realizar uma vistoria é tendo em mãos um checklist que direcione o processo de inspeção. Com esse formulário, você confere item a item do que está descrito, não deixando passar nenhum detalhe. 

Mas o que deve conter no seu checklist? Veremos a seguir. 

Pintura externa e interna 

Ao verificar a pintura do imóvel, se certifique em olhar cada local, não esquecendo do teto, por exemplo. Também fique atento a possíveis manchas, o que pode indicar vazamentos. 

Ainda, observe detalhes, como: mofo, bolor, estufamento e ondulações, visto que são indicativos de problemas maiores. 

Pisos e azulejos

Ao observar os pisos e azulejos, procure por irregularidades e teste o caimento da água. Se o piso for laminado, verifique se há riscos; no caso de azulejos, cheque possíveis trincos e descolamentos, também observando a qualidade do rejunte. 

Portas e janelas

Nesse momento, é preciso conferir se as portas e janelas estão funcionando perfeitamente, se os trincos e chaves estão dentro da conformidade.

Em caso de vidro, procure por rachaduras e trincos. Se houver ferro nas janelas, busque por ferrugem. E, se houver madeira, verifique se não há lascas ou presença de cupim. 

Parte elétrica

A parte elétrica do imóvel é uma das mais importantes e, por isso, deve ser vistoriada com cuidado. Verifique o quadro de luz, tomadas e interruptores. 

Também é importante inspecionar os chuveiros elétricos, observando se há fios elétricos soltos. 

Parte hidráulica

Por fim, cheque a parte hidráulica abrindo todas as torneiras, dando descarga em todos os banheiros e testando os chuveiros. 

Fique atento ao fluxo da água ao realizar os testes, tendo certeza de que não há canos entupidos e vazamentos. 

Dica final: digitalize sua vistoria de imóvel

Como falamos acima,  o checklist garante que todos os cômodos foram vistos, os objetos conferidos, as instalações inspecionadas e assim por diante.

E qual a melhor forma de produzir esse documento? Utilizando uma plataforma digital. Com dados digitalizados, você tem certeza que todos os passos da vistoria foram seguidos. 

Além disso, os checklists digitais permitem que você ofereça um diferencial para seus clientes: uma vistoria com mais qualidade. 

Isso porque é possível tirar fotografias item a item, adicionar localização e horário via GPS e assinar digitalmente o documento. Dessa forma, o relatório final é super completo, dando uma visão super detalhada de todos o processo.

Para saber mais sobre como a digitalização pode ser útil e como o Videnci pode te ajudar nesse processo, confira nosso material. É só clicar aqui. 

Obrigada por acompanhar e boa leitura!