setembro 16, 2021

Qual o modelo de checklist ideal para o seu negócio? 7 exemplos + modelos

Isabele Borges

Você sabe que muitas atividades da sua empresa podem ser otimizadas utilizando um modelo de checklist? Sim, as listas de verificação ajudam a organizar e padronizar processos

De forma simplificada, o checklist é uma lista da tarefa que garante a execução de atividades de forma organizada. 

Dessa maneira, alguns motivos que podem levar ao uso de checklists são:

– Padronização de processos e atividades repetitivas;

– Garantia que as tarefas serão executadas à risca, sem que nenhum passo seja deixado para trás;

– Manutenção de um histórico de atividades, o que pode ser muito útil para prestadores de serviços, por exemplo. 

Por isso, no blog post de hoje vamos mostrar os principais modelos de checklists utilizados pelas empresas. Cada checklist é acompanhado de um modelo, não deixe de baixar e aproveitar. Acompanhe!

Modelo de checklist: os principais que podem ser úteis para sua operação

Checklist de segurança do trabalho

Os checklists para segurança do trabalho servem para manter o bem-estar físico dos trabalhadores

Eles podem ser aplicado em diversos setores e áreas, vejamos os principais:

Análise Preliminar de Risco 

Conhecida como APR, a Análise Preliminar de Risco é um documento que tem como objetivo reduzir o número de acidentes de trabalho e garantir a integridade dos trabalhadores. 

Esse formulário é obrigatório para alguns setores, como é o caso da construção civil. Porém, qualquer área que precise monitorar e prevenir riscos, pode utilizar uma APR. 

Dessa forma, o formato de checklist é o mais utilizado para estruturar uma APR. Isso porque ele garante que todas as atividades serão descritas e os riscos expostos, assim como medidas de prevenção.

Para baixar o modelo de checklist no formato de APR, é só clicar aqui.

Nesse contexto, digitalizar os checklists pode ser a melhor solução. E não é diferente quando falamos de uma Análise Preliminar de Risco. 

Quando você passa esse documento para o formato digital, você garante que todas as informações são precisas, registrando digitalmente hora, data, local e assinatura do responsável. 

Clique aqui e saiba como estruturar esse documento dentro do sistema do Videnci.

Ficha de EPI

A Ficha de Equipamentos de Proteção Individual é um documento que garante que os EPIs foram entregues aos colaboradores e que eles estão realmente os utilizando. 

Em formato de checklist, o formulário lista todos os EPIs que devem ser utilizados, a data em que foi entregue e a assinatura do funcionário que retirou os equipamentos. 

Além disso, a ficha possui um termo de responsabilidade, cujo objetivo é fazer com que o colaborador confirme que recebeu os equipamentos e garanta que irá utilizá-los.

Acesse o modelo de Ficha de EPI

Nesse cenário, o uso dos checklists digitais garante maior facilidade no preenchimento e armazenamento de dados em tempo real.

Até a assinatura pode ser realizada de forma digital e você pode comprovar a entrega dos equipamentos com o registro fotográfico. 

Checklist de prestação de serviço

A prestação de serviços é uma modalidade de negócio que não envolve a compra e venda de um produto mas, sim, o desenvolvimento de uma atividade como proposta de valor.

Vejamos alguns formulários que podem ser úteis nesse sentido:

Ordem de serviço

A ordem de serviço (OS) formaliza uma solicitação de trabalho, atividade ou serviço específico que será prestado. Assim, o documento oficializa necessidades e acordos entre os profissionais de uma empresa ou com um fornecedor.

Algumas informações que podem constar em uma OS:

– Data de realização;

– Dados do cliente que solicitou a manutenção;

– Número da ordem de serviço;

– Valor do serviço prestado e forma de pagamento;

– Motivo de abertura da ordem de serviço;

– Descrição do serviço prestado ao cliente;

– Recursos necessários para a execução de serviço;

– Equipe envolvida para as atividades de manutenção;

– Medidas preventivas e equipamentos de proteção necessários. 

Para ter acesso ao modelo de OS, é só clicar aqui

Muitos dados, não é mesmo? É por isso que o papel não é a melhor opção quando falamos em ordem de serviço. Ao digitalizar esse processo, você mantém todas as informações armazenadas na nuvem e pode manter o histórico de todos os clientes. 

Além disso, um sistema, como o Videnci, gera relatórios personalizados de cada atendimento, facilitando a tomada de decisão. 

Plano de Manutenção, Operação e Controle 

PMOC, ou Plano de Manutenção, Operação e Controle, é um documento exigido por lei para empresas que prestam serviços de climatização

O seu objetivo é garantir que os ambientes climatizados artificialmente obedeçam parâmetros de qualidade do ar. 

Em termos legais, o PMOC deve conter regras básicas para que alguns itens essenciais sejam verificados.

Produzimos um modelo de PMOC exclusivo e gratuito, acesse agora!

Porém, imaginei gerar um documento em papel para cada ar condicionado do local. Em grande escala, esse processo pode ser extremamente difícil, trabalhoso e custoso

Além disso, o PMOC é um documento que deve ser seguido à risca para que a sua empresa não tenha problemas futuros e a qualidade do ar seja totalmente garantida. 

Assim, com checklists e formulários digitais, você pode descrever item a item e realizar a verificação através de um dispositivo mobile. 

Além disso, após todo o documento ser preenchido, os dados ficam disponíveis para que os relatórios sejam gerados, além de comprovar todas as etapas com recurso fotográfico e um campo de observação.  

Procedimento Operacional Padrão

Procedimento Operacional Padrão, conhecido como POP, é uma ferramenta utilizada para padronizar processos em uma operação. 

O grande objetivo de aplicar um POP é reduzir a taxa de erros de uma operação, garantindo maior qualidade e eficiência na execução de tarefas.

Os benefícios? Padronização para sua operação,  aumento natural na otimização e qualidade das tarefas executadas e uma menor taxa de erros

Para baixar o modelo de checklist no formato de POP, é só clicar aqui

Esse tipo de procedimento, portanto, é perfeito para ser concluído digitalmente. Como se trata de um passo a passo, o modelo de checklist digital é o ideal para que nenhuma atividade se perca. 

Checklist para vistoria

Vistorias são processos que verificam a conformidade ou inconformidade de diversos itens. Seja uma vistoria de imóvel ou de veículo, o procedimento é realizado para avaliar, examinar e inspecionar algo. 

Vistoria veicular

Vistoriar veículos é um dos procedimentos utilizados para garantir que um veículo esteja 100% em condições para circular nas vias. 

Isso quer dizer que diversos itens são vistoriados, desde a parte estrutural até a documentação.

Tendo isso em vista, um modelo de checklist é a melhor forma de realizar uma vistoria. Isso porque esse tipo de formulário irá fornecer uma lista sequencial de atividades, garantindo que todos os itens foram conferidos

Confira nosso checklist de veículos acessando aqui

Além disso, se você utilizar um sistema de gestão, como o Videnci, cada item pode ser confirmado com um campo de fotografia, o que é essencial para esse procedimento, não é mesmo?

Saiba mais sobre a digitalização do processo de vistoria neste link

Vistoria de imóveis 

A vistoria de imóveis pode ser realizada em diversos momentos na compra, venda ou aluguel de um empreendimento. 

O proprietário do local sempre irá prezar por uma vistoria ao locá-lo, garantindo que o imóvel está em boas condições; já tem está se mudando, precisa vistoriar o local para garantir que tudo está funcionando normalmente. 

Acesse aqui o nosso modelo de checklist de vistoria de imóvel

Para que todos os itens sejam checados da melhor forma, você deve ter um memorial descritivo de cada item. 

Dessa maneira, vistoriar um imóvel exige o registro fotográfico de cada item para que o procedimento seja realizado com perfeição, além de comprovar a data e horário em que foi realizado.

Vamos digitalizar hoje os checklists da sua operação?

No blog post de hoje mostramos alguns modelos de checklists utilizados das mais diversas formas. 

Com o Videnci, você pode tornar todos os formulários digitais, tendo à disposição recursos essenciais, como:

Registro digital de informações e manutenção de histórico de clientes/da sua empresa;

Fotografia de item a item do checklist, de forma que as imagens ficam devidamente organizadas e não alocadas somente no final do formulário;

Automação de processos;

Relatórios operacionais e de produtividade

Por isso, queremos te fazer um convite: o que acha de conhecer o Videnci e digitalizar seus formulários ainda hoje? Podemos demonstrar o produto na prática em poucos minutos. 

Vamos? É só escolher o melhor horário!