setembro 9, 2021

Prestação de serviços: principais características e dicas para melhorar o processo

Isabele Borges

A prestação de serviços é uma modalidade de negócio que não envolve a compra e venda de um produto mas, sim, o desenvolvimento de uma atividade como proposta de valor

Nesse sentido, algumas atividades podem ser consideradas prestação de serviços, como:

– Consultorias e auditorias;

– Limpeza e higienização;

– Manutenção;

– Transporte;

– Segurança e muitos outros. 

Hoje, no Brasil, o setor de serviços representa 70% do PIB, além de apresentar um crescimento acumulado de 4,4% no segundo trimestre de 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa. 

É por isso que no blog de hoje vamos entender quais as principais características da prestação de serviços e como otimizar os procedimentos. 

Prestação de serviços x venda de produtos

A prestação de serviços é um setor de características próprias e que difere da comercialização de produtos. 

Quando se vende um produto, a forma de precificação é mais simples, visto que um produto possui variáveis mais tangíveis e mensuráveis. 

Já a prestação de serviços é diferente. É preciso considerar todos os fatores que envolvem a atividade em si, como o tempo, mão de obra, materiais e outras variáveis. 

Outro ponto é relacionado à posse: quando você compra um produto, ele é exclusivamente seu. 

O mesmo não ocorre com serviços, uma vez que não esse conceito de posse não se aplica quando não há um bem material envolvido. 

Logo, quem oferece um serviço, deve vender os benefícios do mesmo. 

Características da prestação de serviço

Agora que já entendemos o que é e as diferenças entre produto e serviços, vejamos algumas características que fazem parte desse processo. 

Público bem definido 

Quem faz prestação de serviços deve ter o público bem definido, conhecendo média de idade, grau de instrução, estado civil e mais informações pertinentes. 

Isso porque você pode direcionar da melhor forma suas estratégias de venda para o seu público específico, otimizando seus resultados. 

Preço justo para o serviço realizado

Como falamos acima, a precificação pode ser um desafio para os prestadores de serviço. Precificar um produto é mais simples por ser algo tangível, diferente do que ocorre com o serviço.

Por isso, considere as variáveis que envolvem esse processo, como tempo e esforço despendido, aprendizado e cursos para a realização da atividade, materiais utilizados, locomoção caso houver e outras. 

Além disso, uma boa dica é avaliar o preço da sua concorrência para saber como se estabelecer no mercado. 

Satisfação do cliente 

Quando você oferece um serviço, é preciso pensar diretamente na satisfação do cliente. A prestação do serviço é normalmente algo que ocorre em tempo real, logo, você terá a reação imediata do cliente. 

Logo, considere toda a experiência da aquisição do serviço, desde o pré até o pós-venda. Ofereça dicas, tire dúvidas, esteja disponível caso ele precise de algo e, com certeza, você terá sucesso na prestação do serviço. 

Dica final: otimize seus processos com uma plataforma de gestão digital 

Prestar um serviço pode ser muito mais simples com uma gestão digital de processos e clientes. 

Isso porque gerenciar toda a sua base de clientes pode ser complicado apenas utilizando o papel, visto que o volume de informações é bastante alto. 

Através do uso de checklists digitais, você pode:

Criar formulários e segui-los à risca. Por exemplo, é possível criar checklists de Procedimento Operacional Padrão, de forma que o prestador de serviço saiba o passo a passo das atividades, registrando digitalmente todo o procedimento;

Configurar ordens de serviço totalmente digitais;

Cadastrar clientes e ativos, associando cada um deles a um QR Code. Se você presta serviços de manutenção de computadores, basta cadastrar cada máquina dentro do sistema. Após isso, é possível gerar um QR Code para cada ativo, de forma que, quando o cliente precisar abrir um chamado, basta escanear o código para sua empresa ser avisada imediatamente;

– Comprovar cada atividade com localização GPS, data e hora e registro fotográfico;

– Criar um histórico de cada cliente atendido;

Monitore equipes que estão prestando serviços em campo, sabendo em quais locais estão e se o chamado já foi fechado;

Enviar formulários e relatórios de forma automática através de workflows, sinalizando supervisores e clientes acerca das atividades realizadas;

Gerar relatórios de produtividade da sua equipe

Isso e muito mais o Videnci pode fazer pela sua empresa. Somos uma plataforma de gestão digital e queremos te ajudar na jornada digital. 

Vamos juntos? É só entrar em contato com nossos especialistas e solicitar uma demonstração!