agosto 19, 2021

6 exemplos de checklists digitais de transporte e logística

Isabele Borges

Um checklist de transporte e logística funciona para:

– Manter um padrão nas entregas;

– Ter controle no uso dos veículos;

– Obter todas as informações atualizadas caso aconteça algum imprevisto.

Porém, quando esse processo é feito no papel, o armazenamento de informações vira um problema e o monitoramento em tempo real não ocorre

Isso porque o colaborador precisa se comunicar com o responsável para resolver qualquer problema – o que é dificultado quando não há nenhuma tecnologia para auxiliar.

Assim, os checklists digitais podem retirar esses obstáculos e simplificar o processo. Dessa forma, a sua empresa pode ter mais controle e garantir o padrão de atendimento!

Quais processos podem usar os checklists de transporte e logística

Um dos principais problemas dos processos no papel são formulários com muitas informações. 

Logo, essa quantidade enorme de papel vira um problema sério na hora de passar as informações para uma planilha, por exemplo, para analisar os dados do processo.

Por isso, veremos a seguir alguns checklists que podem ser realizados de forma digital para otimizar o processo de transporte e logística

1 – Checklist de veículo e responsável

Para registrar o responsável e seu respectivo veículo, basta utilizar o checklist digital.

Assim, com todos os colaboradores e veículos registrados, é só criar uma lista na qual o colaborador seleciona seu nome e a placa do veículo, por exemplo.

2 – Checklist de condição do veículo

É muito importante que os veículos saiam para às ruas com todos os documentos, itens de segurança e manutenção em dia. 

Ao adicionar alguns pontos de checagem obrigatória, como os citados abaixo, você garante que todos estão em conformidade:

– Pressão dos pneus;

– Óleo do motor;

– Freio e pastilhas;

– Luzes

– Documentação e outros.

3 – Checklist de recebimento e entrega mercadorias

Quando o colaborador está fazendo entregas, um checklist digital ajuda diretamente no recebimento e entrega das mercadorias. 

Mas como isso ocorre? Simples! Os checklists farão o trabalho de garantir que todos os itens foram recebidos e entregues nos locais corretos. 

Assim, através do registro fotográfico e da assinatura digital, o seu colaborador tem mais segurança ao realizar seu trabalho. 

4 – Checklist de controle de carga e descarga

Nos processos de carga e descarga, um sistema de gestão digital coleta todas as informações das mercadorias, como checagem de notas, rótulos, identificação e armazenamento. 

Dessa forma, com a padronização deste procedimento, você agiliza as entradas e saídas. Além disso, o tempo gasto em organização de dados e relatórios é reduzido.

5 – Checklist de segurança do trabalho

Saiba se seus colaboradores estão utilizando todos os itens de segurança necessários para a execução do trabalho diário. 

Você garante, através do registro fotográfico, que os itens de segurança realmente estão sendo usados da forma correta. 

6 – Checklist de planos de manutenção preventiva e corretiva

Quando falamos em veículos no sistema de transporte e logística, é essencial que planos de manutenção para os veículos sejam traçados. 

Portanto, por meio dos checklists digitais, basta associar as informações dos veículos ao sistema para que haja um histórico de todos os itens. 

Dessa maneira, se garante que as manutenções serão realizadas no período correto. 

O que mais um sistema de gestão pode fazer pela minha empresa de transporte e logística?

Além dos checklists digitais, um sistema de gestão, como o Videnci, pode otimizar ainda mais a sua operação com algumas funcionalidades. 

– Acompanhamento da equipe em campo: saiba exatamente onde a sua equipe está, qual sua rota, o veículo utilizado e outros detalhes com um sistema de gestão digital. 

– Cadastro e rastreamento de ativos: cadastre ativos no sistema, como veículos e mercadorias, e saiba o status e condição de cada um. 

– Relatórios digitais: tenha à disposição relatórios que mostrem como está sua operação, com informações relativas à operação e produtividade dos colaboradores

Vamos implantar ainda hoje o Videnci na sua operação?

Logo, no blog post de hoje, mostramos um pouco mais sobre como a rotina da sua empresa de transporte e logística pode ser otimizada com o uso de checklists digitais. 

Por isso, o que acha de conversar com um de nossos especialistas para te ajudar nessa jornada digital? Em menos de 30 minutos conseguimos mostrar como o Videnci funciona na prática. 

Para falar conosco é só clicar aqui!