agosto 12, 2021

Gestão PDCA: o que é, benefícios e como aplicar na sua empresa

Isabele Borges

O PDCA é um método de gestão utilizado no controle de processos e seu foco é solucionar problemas. Também conhecido como Ciclo PDCA, é um processo contínuo que deve ser realizado constantemente. 

Esse modelo visa a melhoria contínua dos processos, uma vez que novos problemas surgem nos procedimentos antigos e os novos ainda têm muitos pontos de otimização.

– Saiba mais: Padronização de processos: o que é, benefícios e exemplos práticos.

A sigla PDCA, em inglês, significa Plan, Do, Check e Act, que em tradução literal seria: planejar, fazer, verificar e agir

A seguir, vamos entender cada fase do PDCA, seus principais benefícios e como aplicar na sua empresa. Boa leitura!

As quatro fases do PDCA

PLAN (Planejar)

Todo bom processo começa com o planejamento. Portanto, é de extrema importância que sua equipe desenvolva uma estratégia.

Assim, analisar as metas da empresa e os problemas que podem surgir nos processos é um ótimo ponto de partida.

DO (Fazer)

A partir do plano desenvolvido na primeira etapa, sua equipe deve colocar as soluções sugeridas em prática.

Esse é um momento de execução, então, o foco deve ser em realizar o que foi proposto no planejamento.

Além disso, uma boa prática é manter o registro das ações executadas, para que sua equipe mantenha um histórico de tudo que foi feito. 

Essa é uma maneira de melhorar o conhecimento técnico da empresa, visto que todos os processos que deram certo e errado foram listados.

Logo, as decisões acerca de novos problemas não vão partir do zero, já que sua empresa manteve o registro das ações tomadas em questões anteriores e sabe o que deu certo e errado.

CHECK (Verificar)

Após a execução, é necessário que os resultados sejam analisados. Assim que a execução do plano começar a gerar dados, a fase de análise pode ser iniciada. Portanto, ela pode ser feita ao mesmo tempo que a etapa anterior. 

Assim, com os dados disponíveis, sua equipe tem o trabalho de identificar erros, falhas de equipamento e possíveis melhorias.

ACT (Agir)

A última etapa consiste em implementar as sugestões da análise para corrigir as falhas, reduzir a quantidade de erros e aumentar a confiabilidade do processo.

Benefícios do PDCA 

Como o objetivo do PDCA é solucionar problemas, as vantagens desse método giram em torno dos resultados das suas melhorias.

Alguns dos benefícios mais comuns a partir da metodologia são:

Eficácia: maior desempenho dos seus processos.

Gerenciamento de riscos: como o processo é contínuo, sua equipe está sempre monitorando possíveis riscos.

Redução de custos: a partir da análise é possível reduzir etapas de um processo e reduzir custos.

Automação de processos repetitivos: processos repetitivos podem tomar o tempo da sua equipe e alguns deles podem ser automatizados.

Otimização de tempo: ao identificar a distribuição de tempo no processo completo, fica mais fácil para você alocar sua equipe de forma efetiva, otimizando o tempo do processo.

Como aplicar o PDCA no seu negócio

Você enfrenta um mesmo problema diversas vezes e a solução é sempre diferente? Ou muitas vezes ainda não tem sucesso para solucionar o problema? Esse é um ótimo indicativo de que o PDCA pode ser uma boa opção. 

Uma das grandes vantagens desse método é que ele pode ser aplicado de forma 100% digital na sua empresa através de checklists

Assim, por meio da lista de verificação, você tem controle sobre todos os passos do PDCA, sabendo o que foi e o que não foi executado.  

E o melhor: usando 0 papel, poupando recursos e automatizando ainda mais a sua operação

Além disso, ele é uma ferramenta muito versátil e pode ser utilizada em diversas áreas diferentes, como:

Construção Civil

Os processos no canteiro de obras podem variar muito entre obras quando se trabalha com equipes diferentes. Com o PDCA, você consegue identificar falhas nas etapas da obra e implantar melhorias.

Hospitais

Ter controle sobre cada um dos processos pode garantir que sua equipe otimize o tempo com processos, o que nesse cenário pode, literalmente, salvar vidas.

Dessa forma, os processos são sempre monitorados e analisados, para que possam ser melhorados para garantir que o hospital tenha o melhor atendimento possível.

Administração

Com o PDCA, os processos podem ser adaptados para o mundo digital, fazendo com que sua empresa obtenha bons resultados em menos tempo.

Sua empresa está pronta para automatizar processos repetitivos?

Acreditamos que muitos processos podem ser automatizados, para você usar seu tempo com o que realmente importa.

Com os checklists digitais você centraliza a coleta de dados e facilita o processo de análise dos seus processos.Para saber mais como usar a ferramenta, clique aqui para ver tudo o que você precisa saber sobre checklists!