Os processos que envolvem inspeções são utilizados para verificar a conformidade de uma lista de itens, validando possíveis desvios. 

Nesse sentido, o procedimento é aplicado em segmentos diferentes, como segurança, qualidade e até mesmo produtos. 

De acordo com o Inmetro, “as atividades de inspeção podem incluir o ensaio de produtos, materiais, instalações, plantas, processos, procedimentos de trabalho ou serviços, durante todos os estágios de vida desses itens e visam a determinação da conformidade em relação aos critérios estabelecidos por regulamentos, normas ou especificações, e o subsequente relato de resultados”. 

Nesse contexto, a forma mais tradicional e eficaz ao realizar uma inspeção é utilizando um checklist, de forma que você vai checando item a item, não esquecendo de nenhum detalhe. 

Tendo isso em vista, vamos entender um pouco mais sobre os tipos de inspeções e como uma plataforma digital pode otimizar esse processo. 

3 tipos mais comuns de inspeções

Inspeção em produtos

Esse tipo de inspeção é utilizado em diversas etapas do processo produtivo. Ou seja, desde o recebimento da matéria prima até a entrega final, o procedimento pode ser realizado. 

Dessa maneira, o processo é feito para garantir a qualidade dos produtos e evitar futuros problemas com as mercadorias. 

Assim, uma inspeção de produto é importante para: 

– Assegurar a qualidade dos produtos nas várias etapas de produção;

– Verificar o produto antes de sair da fábrica, evitando danos e custos desnecessários;

–  Antever atrasos na produção e envio de produtos. 

Inspeção de segurança

A segurança do trabalho é assunto recorrente no blog do Videnci justamente pela importância da temática. 

Afinal, manter os profissionais bem equipados, não correndo nenhum risco, é parte essencial e fundamental de qualquer trabalho. 

Dessa maneira, as inspeções de segurança servem para identificar, analisar e prevenir os riscos referentes ao dia a dia operacional. 

Nesse contexto, as duas inspeções mais comuns são:

Rotina: realizadas diariamente para verificar se todos os colaboradores estão utilizando os Equipamentos de Proteção e se o ambiente não oferece nenhum risco;

Oficial: é feita por órgãos oficiais ou seguradoras, de forma que, além da inspeção comum, ele também verifica documentações. 

Inspeção de qualidade

Já a inspeção de qualidade é bastante similar a de produto. A diferença é que esse tipo de procedimento é mais geral, avaliando a gestão da qualidade como um todo no processo produtivo. 

Assim, esse tipo de inspeção traz dados globais que contribuem para criação de relatórios e tomadas de decisões estratégicas e alinhadas ao objetivo de negócio da empresa. 

Dessa forma, o procedimento voltado à qualidade da produção pode ser utilizado pelos mais diversos setores, como alimentos, bebidas, supermercados e outros. 

Alguns pontos são relevantes ao realizar esse processo. São eles:

– É importante entender quais etapas serão inspecionadas a partir de dados. Ou seja, se foi constatado que o recebimento de matérias primas é um ponto crítico e causa danos em toda a cadeia produtiva, foque seus esforços nesta etapa;

Conheça os melhores parâmetros antes de realizar uma inspeção de qualidade. A partir disso, é possível estabelecer uma porcentagem tolerável de ocorrências e saber quando agir quando esse limite for ultrapassado; 

Treine sua equipe e utilize o ferramental adequado para inspeções. Um checklist digital, nesse sentido, pode ser extremamente útil e facilitar o dia a dia da sua operação.  

Mas qual ferramenta utilizar nas inspeções? Um sistema de gestão pode ajudar

Bom, explicamos o que é e quais os tipos mais comuns de inspeções. Mas você pode estar se perguntando: qual ferramenta devo utilizar para realizar esse tipo de procedimento? 

Alguns meios, como o papel e planilhas, eram utilizados antigamente. Porém, esses métodos são defasados e não fazem sentido se você quer um processo rápido, otimizado e, principalmente, seguro. 

É por isso que os sistemas de gestão são tão importantes e se destacam como uma solução prática para diversos procedimentos, como as inspeções.

Com eles, você possui: 

– Processos e checklists 100% digitais;

– Armazenamento dos documentos preenchidos na nuvem;

– Compilação de dados em relatórios de gestão;

– Possibilidade de preenchimento de checklists em web, tablet e celular;

– Registro digital de todos os passos da operação através de fotografias e localização via GPS;

Automação completa de processos. 

Com o Videnci, um software completo de gestão, você possui todas as funcionalidades que falamos acima. Com os checklists digitais, viabilizamos o processo de inspeção de forma prática. 

Além disso, o registro fotográfico permite que você comprove cada passo da inspeção sem maiores problemas, tornando sua gestão mais eficiente. 

O sistema do Videnci também permite que relatórios completos sejam gerados, abrangendo desde dados operacionais até a produtividade dos colaboradores. 

Vamos testar o Videnci hoje?

No blog de hoje apresentamos o que é, os principais tipos e como um sistema de gestão, como o Videnci, pode facilitar a realização de inspeções. 

Por isso, te convidamos a conversar com um de nossos especialistas e implantar ainda hoje o sistema na sua operação.

É mais simples do que você imagina: basta clicar aqui

Obrigada por acompanhar e até a próxima.