fevereiro 9, 2021

Checklists: tudo que você precisa saber

Isabele Borges

Esse é um compilado de tudo que você precisa saber sobre checklists, o que é, para que serve e em quais situações você deve usá-lo.

O checklist é uma lista de tarefas que devem ser realizadas, eles servem para manter a organização quando existem muitas tarefas para fazer.

É uma ferramenta que deixa tudo que você precisa fazer de forma visual e garante que não esqueça nada importante por algum descuido. 

Por que usar checklists?

Para garantir que um processo repetitivo e rotineiro seja sempre feito de maneira correta e o mais ágil.

Do mesmo modo, assegurando que ninguém esqueça o que precisa ser feito, é necessário registrar todas atividades e é aí que o checklist é uma ferramenta muito útil.

Quando todas as tarefas estão listadas, você não perde seu tempo tentando lembrar delas e reduz a chance de erros.

Além disso, quando você guarda um histórico das atividades, pode otimizar todo seu processo!

Em quais situações os checklists podem ser usados?

Como é uma ferramenta de organização, ela deve ser usada em todo processo que é repetido várias vezes e necessita de acompanhamento.

No comércio, esse recurso pode ser usado para: padronização de processos de estoque, liberação de vitrine, inauguração e manutenção de franquias, gestão de equipes e para qualquer procedimento operacional padrão (POP).

Para empresas de serviços, esse recurso pode ser usado para: ordens de serviço (internas e externas), controle de processos internos, gestão de limpeza, controle de qualidade e até para o plano de manutenção, operação e controle (PMOC)

O segmento industrial pode se beneficiar em aplicações como: inspeção e manutenção de equipamentos, gestão de frotas, EPIs, controle de ativos e análise preliminar de risco.

Os checklists podem ser ótimos aliados em relatórios e outras atividades de rotina, na construção civil por exemplo, o relatório diário de obra (RDO) pode ser simplificado, facilitando a vistoria de acompanhamento de exceções e a entrega das obras.

Confira nossos modelos gratuitos de checklists, é só baixar!

Por que checklists digitais?

Você vai mesmo gastar seu tempo montando uma lista para sua equipe ter que imprimir ela?

Nós acreditamos que a versão digital é mais ágil, porque é feita de uma só vez e é muito fácil ensinar a preencher pelo celular ou computador.

Os campos disponíveis para montar seu checklist são:

  • Data e hora
  • Localização por GPS
  • Data, hora e identificação do usuário
  • Listas detalhadas
  • Campos de múltipla escolha
  • Números
  • Textos

Além desses campos, outras funções disponíveis são assinaturas digitais, registro fotográfico, começar preenchendo o checklist em um dispositivo e terminar em outro (comece no computador e termine no celular, por exemplo), preenchimento e acompanhamento em tempo real, preenchimento offline e todos os dados são armazenados, facilitando a análise de cada processo. 

Automatize processos e use seu tempo com o que realmente importa

Algumas das funcionalidades que comentamos são exclusivas do Videnci e foram desenvolvidas para atender as necessidades da sua empresa!

O Videnci é uma ferramenta desenvolvida para digitalizar seus processos. Centralize a coleta e análise dos seus dados de forma fácil e rápida, para nunca mais precisar usar papel.

Faça o teste já! ou Entre em contato com os nossos especialistas!