Vistorias são processos que tem como objetivo verificar a conformidade ou inconformidade de diversos itens. 

Seja uma vistoria de imóvel ou de veículo, o procedimento é realizado para avaliar, examinar e inspecionar algo. 

Mas quais são os tipos de vistorias mais comuns e os principais pontos de atenção ao realizar esse processo? É o que veremos nesse blog post. Boa leitura!

Tipos de vistorias mais comuns

Algumas atividades são mais comuns ao requerer um processo de vistoria. Como falamos acima, elas são: imóvel e veicular. 

Vistoria de imóvel

Esse tipo de procedimento pode ser realizado em diversos momentos na compra, venda ou aluguel de um empreendimento. 

O proprietário do local sempre irá prezar por uma vistoria ao locá-lo, garantindo que o imóvel está em boas condições; já tem está se mudando, precisa vistoriar o local para garantir que tudo está funcionando normalmente. 

Normalmente, as imobiliárias são responsáveis por esse processo, visto que possuem experiência e expertise no assunto. Dessa maneira, a melhor forma de garantir que um imóvel esteja 100% dentro dos conformes é contar com a ajuda desses profissionais.

Mas quais itens devem ser levados em consideração ao realizar vistorias? Vejamos alguns:

– Parte elétrica e hidráulica do local;

– Condição de todas os cômodos;

– O funcionamento das instalações presentes no local;

– Janelas, portas e esquadrias;

– Revestimentos, rejuntes e pisos;

– Pintura e textura das paredes;

– Vaga de garagem. 

Para que todos os itens sejam checados da melhor forma, você deve ter um memorial descritivo de cada item. 

Além disso, vistoriar um imóvel exige o registro fotográfico de cada cômodo e instalação, além da comprovação de data e horário em que o procedimento foi realizado. 

– Saiba mais: Vistoria do futuro? Saiba como o Videnci pode revolucionar sua gestão imobiliária

Vistoria veicular

Já as vistorias veiculares são, em determinados momentos, até mesmo processos obrigatórios. 

Esse procedimento tem como objetivo checar os itens presentes em um veículo, como extintor de incêndio, estepe, buzina e outros. 

Além disso, essa forma de vistoria avalia a condição do veículo, levando em consideração a conservação e manutenção.

E qual a importância

– Um veículo vistoriado pode circular normalmente nas vias brasileiras, sem se preocupar se há algo irregular, seja no automóvel ou na documentação, não colocando em risco a vida do motoristas e passageiros;

– No momento de realizar a venda de um carro, por exemplo, a vistoria avalia exatamente quanto vale o veículo de forma justa;

– A vistoria serve também para assegurar a compra e venda de um automóvel. Afinal, você, como comprador, não gostaria de ter em mãos um veículo com problemas ou com documentação irregular. 

Por fim, a vistoria de veículos é realizada por empresas que utilizam frotas de veículos no seu dia a dia. Ao verificar as condições dos automóveis, a organização garante a segurança do motorista e que o veículo em questão cumprirá o seu propósito

3 pontos de atenção ao realizar esse processo

1 – Preste atenção em todos os detalhes, por mínimo que sejam 

A primeira dica que damos é realmente estar atento a cada detalhe das vistorias. Afinal, todos os itens devem estar dentro do conforme e os inconformes devem ser devidamente reportados. 

Se a inspeção ocorrer em um imóvel, é preciso prestar atenção no ambiente como um todo, verificando o funcionamento das instalações. 

Um exemplo? Para verificar o escoamento da água nos banheiros, você pode jogar um balde de água no local e notar se o líquido tem um caimento perfeito. 

Esse tipo de detalhe, portanto, determina a qualidade das vistorias. Por isso, separe um espaço na sua agenda e realize o procedimento com calma.

2 – Faça registros fotográficos

Outro ponto importante é: registrar digitalmente todos os passos das vistorias. Isso gera confiabilidade no procedimento, tanto para a empresa quanto para o cliente. 

Se você trabalha com frota de transportes, é possível fotografar cada detalhe do veículo e provar que tudo está dentro do conforme. 

Funciona da mesma forma para provar que elementos estão fora de ordem. Ao registrar uma fotografia, você comprova as irregularidades.

3 – Utilize checklists 

A última dica é bastante relevante. A melhor forma de realizar vistorias é listar cada item em um checklist e fazer um trabalho de checagem quando estiver diante do imóvel ou do veículo, por exemplo. 

Verificando item a item, você tem plena certeza que não esqueceu de nada e realiza o procedimento garantindo sua qualidade e eficiência. 

A nossa primeira dica foi para você prestar atenção em todos os detalhes, correto? Um checklist, portanto, viabiliza esse processo. 

Por que digitalizar procedimentos de vistorias?

Estamos em 2021. Fazer esse tipo de procedimento em papel, com certeza, não é a melhor opção. Afinal, esse material pode ser degradado com facilidade, além de não garantir que as informações estarão seguras com o passar do tempo.  

Nesse contexto, as vistorias exigem um material que garanta a integridade dos dados com um histórico completo e que, ainda, permita um armazenamento seguro. 

Por isso, quando falamos acima em checklist, a melhor forma é utilizá-lo de forma digital. Com esse método, você não perde nenhuma informação e assegura que todos os dados serão coletados. 

Não apenas isso, um checklist digital aliado à um sistema de gestão, como o Videnci, permite:

– O registro fotográfico de todos os itens vistoriados, além de garantir a obrigatoriedade do registro caso algum deles esteja fora da conformidade;

Automação de processos, de forma que o checklist preenchido seja enviado para o cliente, empresa e quem mais seja necessário;

Captação do dia/horário/localização automaticamente;

Assinatura digital manual ou por e-cpf;

Relatórios completos para aprovação e futura apresentação para gestores e clientes. 

Saiba mais sobre checklists digitais 

No post de hoje entendemos um pouco mais sobre vistorias, os tipos mais comuns, pontos de atenção e o porquê tornar esse processo 100% digital. 

Por isso, para que você possa entender melhor as vantagens em utilizar um checklist digital, preparamos um conteúdo que mostra como o Videnci pode ajudar a sua gestão nesse sentido. 

Clique aqui para acessar. 

Espero que o conteúdo tenha sido útil. Até a próxima!