No blog do Videnci temos diversos conteúdos que mostram o que é um modelo de APR (Análise Preliminar de Risco), a sua importância e quais itens são essenciais ao construir um documento como esse. 

Falamos com recorrência do assunto justamente por entender a sua importância, visto que ela garante a segurança do profissional que está realizando o serviço em questão. 

Um modelo de APR, portanto, é um formulário cujo objetivo é antever os riscos que o ambiente oferece, atuando de maneira preventiva e evitando acidentes de trabalho

Assim, esse documento deve ser realizado em formato de checklist, de forma que a equipe entenda os riscos presentes no serviço e tome todas as medidas preventivas necessárias.  

Por isso, no blog post de hoje faremos um tutorial de como estruturar uma APR no Videnci. É super simples e intuitivo, acompanhe!

Crie um cabeçalho identificando o colaborador, a atividade e o modelo de APR utilizado

No sistema do Videnci você tem acesso a formulários e checklists 100% digitais. Logo, você pode compor um cabeçalho super completo e que identifique facilmente a sua operação. 

Alguns dados que você pode colocar facilmente na primeira parte do modelo de APR:

– Nome do colaborador que fará a atividade;

– Nome do responsável/supervisor;

– O número que identifique a APR;

– A data, horário e localização GPS do local em que o serviço está sendo prestado;

– A assinatura manual ou por e-cpf do responsável. 

Para fazer a montagem do formulário com essas informações é bastante simples. 

1 – Logue no sistema;

2 – Clique em formulários;

3 – Novo formulário;

4 – Nomeie;

5 – Pronto, é só começar a montagem escolhendo os campos que são do seu interesse. No caso da APR, optamos pelos seguintes campos ainda no cabeçalho:

Cabeçalho de identificação. Fonte: Reprodução. 

Para o campo “nome do colaborador e responsável pela análise” optamos pela referência automática de nome; “identificação” utilizamos o campo de numeral; “data, hora, GPS” o campo de homônimo; e assinatura o campo de assinatura manual. 

É importante reforçar que o Videnci permite que você cadastre todos os seus colaboradores, supervisores e gerentes. Dessa forma, a referência de nome será feita automaticamente ao preencher o checklist em campo.  

Para deixar ainda mais intuitivo, confira no gif abaixo como funciona a organização dos campos.

Liste os equipamentos necessários para a atividade ser concluída com segurança

Feito o cabeçalho, vamos montar a lista de equipamentos necessários para o modelo de APR em questão. 

No nosso exemplo, estamos utilizando uma APR para trabalho em altura. Por isso, os EPIs estão relacionados à atividade.

Lista de EPIs. Fonte: Reprodução. 

Fizemos a lista em formato de checklist, ou seja, basta o colaborador dar um check no nome do equipamento para o sistema entender que ele está presente

Além disso, optamos por deixar como obrigatório que o colaborador tire uma foto para comprovar a existência de cada equipamento

O campo de imagem, portanto, é uma forma de assegurar a integridade física do colaborador e provar que os equipamentos realmente estão sendo utilizados. 

Crie campos que listem o passo a passo da sua operação e o risco envolvido na atividade

O terceiro passo é criar um grupo que evidencie as etapas da tarefa e o risco envolvido. No exemplo que estamos trazendo, listamos a nossa tarefa da seguinte forma:


Etapa 1 – modelo APR. Fonte: Reprodução. 

Ou seja, o nome do grupo é “etapa 1 – montagem de torre para execução de andaimes” e ao sinalizar o campo com os riscos envolvidos com um check, o colaborador sinaliza que está ciente do perigo presente na atividade. 

No exemplo acima, o maior risco é de queda, tombamento e ferimentos. 

Exibido o risco, é preciso enumerar as medidas preventivas

Medidas de segurança – modelo de APR. Fonte: Reprodução. 

Aqui funciona da mesma forma que falamos durante todo o conteúdo: ao dar um check em cada opção da lista, o profissional se responsabiliza por estar cumprindo tal medida

Por exemplo, ao assinalar o primeiro item, “utilização dos E.P.I’s básicos necessários”, você está se comprometendo em fazer uso dos equipamentos. Simples, não é? 

Porém, para deixar seu formulário mais leve e modular, podemos utilizar a feature de grupos condicionais. 

Funciona da seguinte forma: quando o colaborador assinalar a opção do grupo 1 (que descreve todos os riscos), o formulário irá exibir automaticamente as medidas de segurança. 

Ou seja, um item depende necessariamente do outro. Se o colaborador não selecionar que está ciente dos riscos, o checklists de medidas preventivas não será exibido e o documento não será completado.

Dessa maneira, você garante que as equipes externas estão cumprindo exatamente o modelo de APR. 

Configurar a condicional é simples, basta:

1 – Selecionar este [] ícone;

2 – Clicar em “clique aqui para adicionar uma condição”;

3 – Selecionar o campo dependente que, no nosso exemplo, é o grupo “montagem de torre para execução de andaimes”;

4 – Clicar em “adicionar” e salvar. 

Veja no gif como configurá-la:

Agora é só preencher!

Finalizado o modelo de APR, chegou a hora de preenchê-lo e você pode fazer isso de forma simples. No nosso exemplo, estamos utilizando o preenchimento web, mas você pode fazê-lo no celular ou tablet também. 

Como falamos acima, a primeira parte do checklist é o seu cabeçalho. Para preencher, basta selecionar o nome do colaborador e do supervisor, identificar a APR e assinar. 

Veja abaixo como funciona:

O segundo módulo do formulário é referente aos EPIs básicos para o trabalho. Então, se você estiver equipado, basta dar um check em todas as opções e realizar o registro fotográfico. 

Por fim, basta dar um check no terceiro módulo, cujo objetivo é mostrar que você está ciente dos riscos, para que as ações preventivas apareçam no checklist (grupos condicionais, como explicado acima).

Agora é só salvar, exportar para PDF e compartilhar via e-mail, WhatsApp ou qualquer outro meio que você ache necessário. 

Vamos implementar o modelo de APR digital hoje na sua empresa?

No blog post de hoje mostramos como configurar o modelo de APR no Videnci, evidenciando como esse processo é simples, rápido e pode impactar positivamente a sua operação. 

Por isso, se você ficou interessado, o que acha de conversar com um de nossos especialistas e implementar na sua empresa ainda hoje esse documento?

Você pode escolher o melhor horário, basta clicar aqui. 

Obrigada por acompanhar e até a próxima!