Sabemos que a limpeza é uma parte essencial para manter sua empresa bem apresentada e agradável para todas as pessoas que trabalham nela. 

Porém, muitas vezes acabamos envolvidos em uma agenda ocupada e deixamos a limpeza de lado.

Por isso, nesse post vamos falar dos benefícios, das principais atividades que devem estar no checklist de limpeza e conservação da empresa.

Além disso, aprenderemos uma prática pessoal simples para manter seu ambiente de trabalho sempre preparado para garantir a sua produtividade.

Benefícios da limpeza

Passamos uma boa parte do tempo trabalhando, por isso, manter o ambiente de trabalho limpo é essencial para o nosso bem-estar. Além disso, o processo traz diversos outros benefícios, como:

Conservação dos equipamentos: A limpeza frequente evita problemas, aumentando a vida útil dos equipamentos.

Mesmo com trabalho de escritório, a limpeza dos computadores e periféricos é importante para evitar problemas como o aquecimento por conta do excesso de poeira na ventilação.

Redução de desperdícios: Em um mercado competitivo, reduzir desperdícios de recursos e de espaço é uma boa maneira de melhorar a eficiência operacional. 

Com uma limpeza frequente, é possível identificar desperdícios e otimizar o local de trabalho.

Credibilidade e Imagem: Um ambiente limpo e organizado é mais agradável tanto para os clientes quanto para os colaboradores. 

Todas as pessoas se sentem melhor em um local limpo e são encorajadas a manter o padrão de organização.

Produtividade: Quando o local de trabalho está limpo, é muito mais fácil trabalhar sem contratempos. 

De acordo com o diretor de novos negócios da Jan-Pro, empresa multinacional líder de limpeza sustentável, existe uma melhora de 40% na produtividade de fábricas que são adequadamente limpas.

Itens essenciais para seu checklist de limpeza e conservação

É importante ressaltar que para otimizar a utilização dos checklists, é necessário ter um planejamento

Isso porque existem atividades que podem ser feitas diariamente, semanalmente e mensalmente.

É importante que essas limpezas sejam planejadas por periodicidade, assim sua empresa se mantém limpa e a utilização dos recursos é otimizada!

Checklist Diário

Manter os ambientes de maior circulação sempre limpos é essencial para garantir uma boa impressão a todos que circulam pela empresa.

Os pontos de atenção devem estar em atividades, como:

  • Banheiros;
  • Cozinhas e outras áreas comuns de alimentação;
  • Áreas de entrada e recepção;
  • Equipamentos de uso diário;
  • Remoção de pó de mesas, aparelhos e estações de trabalho;
  • Retirada do lixo e descarte de maneira correta.

Checklist Semanal/Mensal

É uma limpeza mais pesada que a diária. Mesmo que seja realizada com uma frequência menor, ela garante que o ambiente esteja devidamente limpo e organizado.

Pontos essenciais para o checklist semanal ou mensal são:

  • Áreas de circulação como corredores, escadas e elevadores;
  • Locais altos e móveis com prateleiras e estantes;
  • Vidros e janelas;
  • Cuidados com o sistema de ventilação;
  • Paredes para locais que exigem um padrão de limpeza mais rígido, como para metalurgia, por exemplo;
  • Estacionamentos e garagem.

Por que tornar esse processo digital?

O checklist digital diminui a quantidade de papéis e documentos, uma vez que muitos desses processos podem ser simplificados com o uso da tecnologia.

Como o principal objetivo é simplificar as atividades, funções como o preenchimento de informações, registro de comprovação de tarefas, registro de problemas e muitos outros podem ser realizados utilizando o próprio celular.

Assim, é um recurso que pode ser usado para a parte do planejamento, ao registrar quais pessoas da equipe vão realizar a limpeza, quais produtos devem ser levados e quando tempo o serviço vai demorar.

Outra facilidade é utilizar os registros fotográficos para comprovar a realização da limpeza ou para mostrar algum erro que pode acontecer.

Por fim, a utilização de fichas de preenchimento com cada atividade da limpeza, garante que nenhuma tarefa seja esquecida e que a limpeza aconteça da forma mais ágil possível.

Quer conhecer mais sobre as funções do checklist? Clique aqui para acessar o vídeo explicando todas as utilidades!

Método 5S

A limpeza dos ambientes da empresa é extremamente importante e não deve ser deixada de lado, mas a conservação do seu espaço de trabalho pode ser feita por você! 

O método 5S é um sistema japonês que visa a melhoria das condições de padronização, organização e limpeza. Confira abaixo o significado de cada S e qual o seu impacto:

Seiri

É o Senso de Utilização: seu objetivo é deixar o ambiente em ordem. Por meio da separação do que é útil e do que é desnecessário, você só deixa o necessário para a realização das suas atividades.

Seiton

É o Senso de Ordenação: com o objetivo de facilitar o fluxo de trabalho, é importante que os itens necessários sejam facilmente localizados. 

No home office, por exemplo, manter os periféricos do computador nos lugares corretos, cadernos de anotação ou consulta ao lado são maneiras de facilitar o acesso de tudo que é necessário.

Seiso

É o Senso de Limpeza: limpar e evitar sujar são os principais cuidados que devem ser tomados. 

Tanto para gavetas ou pastas compartilhadas da nuvem, é importante manter o hábito de não acumular arquivos sem função e manter somente o essencial.

Seiketsu

É o Senso de Padronização: com o fim de padronizar práticas produtivas e saudáveis, é importante que seja realmente uma rotina a realização da organização, utilização e ordenação. 

Como todas essas práticas têm o principal objetivo de melhorar sua qualidade e fluxo de trabalho é fundamental que elas se tornem um hábito.

Shitsuke

É o Senso de Autodisciplina: o mais teórico e essencial é que todas essas práticas devem se tornar parte da cultura da empresa e de cada pessoa envolvida.

São objetivos muito simples, mas essas pequenas mudanças podem gerar impactos positivos na produtividade, consciência e responsabilidade de cada um.

Gostou do conteúdo sobre checklist de limpeza e conservação?

Neste post mostramos vantagens de um ambiente limpo, itens essenciais para o seu checklist de limpeza e conservação e como o método 5S pode ajudar cada um a criar hábitos mais produtivos e saudáveis.

Ainda está na dúvida se o checklist é a ferramenta ideal? Aqui você confere o que é e por que deve utilizá-lo na sua gestão.

Se você gostou desse conteúdo pode gostar de saber também 4 passos para potencializar a produtividade.

Para acessar é só clicar aqui. Boa leitura!