A disponibilização de um aplicativo é um dos pontos de decisão dos consumidores do mundo moderno.

Na hora de recorrer a empresas prestadoras de serviços, sejam para o dia a dia de trabalho ou para o entretenimento, nós buscamos agilidade e praticidade.

E quer mais praticidade que um aplicativo instalado diretamente no seu smartphone ou tablet? Esses equipamentos já fazem parte da nossa rotina e muitos já os consideram extensões do próprio corpo

Entretanto, isso já era esperado e debatido na década de 1960, quando o teórico Marshall McLuhan (1911-1980) lança a primeira edição de seu livro “Os Meios de Comunicação Como Extensões do Homem”.

O fato é que criar ou utilizar um aplicativo pode trazer uma série de vantagens. Nesse blog post você saberá quais são elas e um ponto que merece atenção especial tanto para desenvolvedores quanto consumidores.

Boa leitura!

Pandemia e o boom do mercado

Sim, a pandemia do novo coronavírus que teve início no final de 2019 transformou o modo pelo qual executamos qualquer tarefa individual e coletiva.

Além disso, muitas empresas tiveram que criar uma nova metodologia de trabalho considerando metas anuais e todo o suporte aos colaboradores em home office em virtude do isolamento social.

No Videnci foi assim também. Uma rotina totalmente nova e com muita tecnologia para conseguir manter o mesmo nível de contato entre todas as áreas de atuação. E o resultado foi melhor do que esperávamos!

De acordo com dados recentes da empresa de análise AppsFlyer, o número downloads de aplicativos cresceram em todos os estados, com uma média de 25% de aumento no número de instalações em todo o país.

Entre os mais procurados e baixados estão os apps de entrega de comida pronta, comércio eletrônico e reuniões online.

O que esperar de 2021?

O mercado de apps continua muito aquecido, afinal, muitas organizações já passaram a adotar o modelo de trabalho híbrido diante de todos os resultados obtidos no último ano. 

Uma reportagem da InfoMoney mostrou que nos Estados Unidos cerca de 15 milhões de empregos serão gerados na próxima década nas categorias de home office.

Por isso, a tendência é que o número de downloads de aplicativos seja ainda maior em 2021. A prova disso são os números: a expectativa é de que até o final do ano o setor seja responsável por movimentar US $6,3 trilhões no mundo.

Os dados são da Think Tank Pew Research Center, que estuda as principais questões de tendências e atitudes que moldam o mundo. O estudo mostrou, ainda, que o Brasil é o segundo país onde o mercado de apps mais cresce, ficando atrás apenas da Indonésia.

O grande desafio dos Apps

Se você visitar a loja de aplicativos do seu smartphone, verá que todos os dias há novidades em todas as categorias.

São milhões de apps pagos e gratuitos à sua disposição. Por isso, o grande desafio dos desenvolvedores é criar um aplicativo que realmente se diferencie dos demais.

Para isso, aposta-se em concepções de design modernas que consideram a experiência do usuário, tecnologia de ponta para otimizar o sistema e entregar cada vez mais agilidade ao consumidor.

Ok, criei um aplicativo e agora posso ficar tranquilo. Não mesmo! A recomendação básica para qualquer negócio é estar atento às necessidades das pessoas e, claro, ao rápido avanço da tecnologia.

Atualizações são essenciais

A tecnologia evolui de forma acelerada e a partir do momento em que um produto deixa de atender uma necessidade é automaticamente substituído por um similar. Por isso, as atualizações são tão importantes.

É o que acontece em ferramentas voltadas à interação social como Facebook, Instagram e WhatsApp. Constantemente oferecem melhorias no produto, tornando sua utilização simples e funcional no dia a dia.

O Videnci segue essa lógica e, periodicamente, disponibiliza novas funcionalidades aos clientes. Muitas delas surgem a partir dos feedbacks recebidos via canais de relacionamento.

É uma ótima forma de melhorar um aplicativo.

Vantagens e benefícios de um aplicativo

Agora que você já sabe que a utilização de apps é uma tendência, confira de que forma esses recursos podem auxiliar o seu dia a dia.

1 – Agilidade

Os aplicativos são ferramentas práticas e acessíveis para a execução de qualquer tarefa em campo. Com poucos cliques, informações valiosas passam a integrar a base de dados do sistema.

Ou seja, por meio de um smartphone – conectado ou não à rede –  qualquer profissional consegue realizar um checklist digital de forma rápida, precisa e em acordo com os padrões determinados.

2 – Economia e sustentabilidade

O mundo está cada vez mais digital e, por isso, a utilização de um aplicativo pode reduzir ou eliminar os custos relacionados a materiais como o papel e manutenção de impressoras. 

Além disso, a digitalização de processos contribui para a redução dos impactos ambientais. Quer um exemplo?

As empresas que trocaram o papel pelo Videnci já salvaram em torno de 381 árvores, o equivalente a 6.096 metros de mata preservada.

Na prática, estamos falando de uma área de aproximadamente 51 campos de futebol considerando as medidas oficiais da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

3 – Integração e armazenamento

Hoje, grande parte dos aplicativos é multiplataforma, ou seja, funcionam em qualquer sistema operacional, seja IOS ou Android.

Isso facilita a integração do sistema com qualquer dispositivo, permitindo que os colaboradores tenham acesso facilitado a todos os itens básicos para desempenhar suas funções. 

Essa conectividade evita, também, que a velocidade de processamento das informações seja prejudicada.

Estamos falando do armazenamento em nuvem, funcionalidade que direciona os dados das operações diretamente ao sistema, garantindo mais segurança e agilidade ao processo.

Vem aí: Novo Aplicativo do Videnci

Sim, desenvolvemos o mais novo app do Videnci pensando na otimização de processos para que você tenha mais conforto no trabalho e tempo livre para se dedicar às outras demandas da vida.

Nosso time trouxe para o aplicativo uma tecnologia utilizada em gigantes do mercado, como o Facebook e Spotify!

Em breve divulgaremos em nossas redes sociais mais informações sobre o Novo Videnci. Por isso, não deixe de nos seguir no Instagram e no Linkedin.