Em 2020 muito se falou sobre controle de qualidade, não é mesmo? Visto a pandemia do COVID-19, a produção de álcool em gel, máscaras, medicamentos e todo o processo de vacinação tiveram que comprovar sua eficácia em prol da segurança da população.
Esse é apenas um dos exemplos em que os procedimentos de controle de qualidade são necessários e, até mesmo, obrigatórios.
Por isso, no blog post de hoje vamos entender o que é controle de qualidade e a sua importância para as organizações. Acompanhe!
O que é controle de qualidade?
Controle de qualidade é todo e qualquer procedimento que tem como objetivo certificar e garantir que o produto/serviço seja entregue dentro de requisitos pré-estabelecidos.
Assim, o controle de qualidade objetiva criar um padrão para o produto/serviço e evitar futuros problemas ou inconformidades.
Dessa forma, esse processo está presente nas mais diversas organizações. Seja nas fábricas ou na prestação de serviços, garantir que o produto final tenha a qualidade anunciada é fundamental.
Como falamos no nosso blog, uma das áreas que utiliza os procedimentos de controle de qualidade é a alimentícia, visto os riscos à saúde que um alimento contaminado pode trazer para a população.
– Para saber mais sobre Boas Práticas de Fabricação, é só conferir.
Logo, farmacêuticas, cosméticos, embalagens, indústrias no geral, indústria de matéria prima, indústrias químicas são alguns exemplos dos setores que utilizam uma política de qualidade rigorosa.
Entendi o que é! Mas qual a importância desse processo?
Bom, agora que já sabemos o que é, vamos entender a importância de implementar um procedimento de controle de qualidade na sua empresa ou indústria.
1 – Consumidores mais seguros e satisfeitos
A partir do momento que você entrega exatamente o esperado pelo seu cliente, a satisfação é garantida. Afinal, o controle de qualidade objetiva justamente garantir uma produção alinhada com as expectativas dos padrões estabelecidos.
Além da satisfação, controlar a qualidade do produto/serviço é assegurar que o cliente pode fazer uso sem preocupações, uma vez que os procedimentos de qualidade foram rígidos.
2 – Erros são evitados
Com as normas de qualidade você também garante que menos erros ocorram na sua produção, visto que o processo será padronizado.
Mesmo que uma falha tenha sido cometida anteriormente, com o controle de qualidade é possível encontrá-la mais facilmente e evitar que ocorra novamente.
3 – Garantia de que o produto/serviço entregue segue os padrões estabelecidos
O controle de qualidade também permite que os processos na sua empresa sejam padronizados. O que isso quer dizer? Bom, se você possui uma norma, é ela quem rege a produção.
Isso significa que todos os produtos devem seguir da mesma forma, sem alterações. Logo, além de diminuir a taxa de erros como falamos acima, o controle de qualidade é garantido.
4 – Melhoria contínua
Controlando exatamente como o seu processo funciona, você abre espaço para possíveis melhorias e otimizações.
Dessa forma, os procedimentos de controle de qualidade permitem que o processo seja continuamente melhorado.
Exemplos de aplicação do controle de qualidade
Indústria têxtil
Nesse setor, o controle de qualidade deve averiguar os procedimentos realizados na produção. Dessa forma, o processo envolve desde a inspeção das matérias-primas até a produção em si.
Além disso, esse é um dos principais setores em que a satisfação do consumidor tem impacto direto. Logo, os procedimentos precisam ser bastante rigorosos.
Muitas empresas, então, têm utilizado tecnologia e automação para garantir a qualidade das mercadorias, otimizando o dia a dia operacional.
Alimentos e embalagens
Como temos falado neste conteúdo, a indústria de alimentos é uma das que os procedimentos de qualidade têm mais relevância.
No setor, o controle de qualidade vem sendo feito desde a colheita da matéria-prima até o processo de distribuição dos alimentos.
O mesmo se aplica para as fábricas de embalagens. Isso porque são nelas em que os alimentos são envasados e qualquer erro pode gerar uma exposição, causando uma contaminação ou até mesmo estragando a mercadoria por completo.
Hospitais
Os hospitais fazem uso de dados para otimizar processos e melhorar o atendimento nas mais diversas frentes.
Dessa maneira, é feita a gestão de processos, protocolos institucionais e auditorias internas para entender o que pode ser melhorado e servir de base para a estrutura hospitalar.
Existe alguma ISO que regulamenta o controle de qualidade?
Sim! As principais ISOs (International Organization for Standardization ou Organização Internacional de Normalização) que regulamentam a qualidade nas empresas são a 9000 e 9001.
A ISO 9000 diz respeito a um grupo de normas técnicas para a gestão da qualidade para as organizações. Portanto, ela não é uma certificação propriamente dita, mas sim um conjunto de regras que orientam o controle de qualidade em uma empresa/indústria.
Portanto, a ISO 9000 é uma norma que introduz o Sistema de Gestão da Qualidade. Segundo o Inmetro, ela é um guia para conhecer o que é um sistema de gestão da qualidade, para quê serve, quais são suas premissas e restrições.
Por outro lado, ainda de acordo com o Inmetro, a ISO 9001 traz os requisitos necessários para a implementação eficaz de um Sistema de Gestão da Qualidade.
Ela sim é uma certificação, ou seja, um documento que comprova que uma organização está implementando, mantendo e monitorando os processos referentes ao controle de qualidade.
Gostou do conteúdo?
No blog post de hoje mostramos o que é o controle de qualidade e qual a sua importância para as empresas e indústrias. Além disso, falamos de alguns exemplos e quais as ISOs que fazem parte desse processo.
Para você continuar entendendo mais sobre os processos de controle e auditoria, preparamos um conteúdo que mostra como utilizar a tecnologia para otimizar esses procedimentos.
Acesse aqui. Boa leitura!