Como temos discutido no nosso blog, cada vez mais as organizações têm investido em novas tecnologias. E não é diferente quando falamos em empresas de tecnologia. 

Pelo fato de prestarem serviços relacionados ao ambiente tecnológico, essas empresas precisam ser modelos quando falamos em digitalização, automação de processos e demais inovações que fazem parte da era digital. 

Por isso, o investimento em modernização e tecnologias é essencial no setor. No blog post de hoje queremos mostrar qual o cenário atual quando falamos de empresas investindo em processos automatizados e a importância desse processo. 

Boa leitura!

O cenário atual das empresas de tecnologia 

Antes mesmo de falar da importância do processo de modernização para empresas de tecnologia, vamos entender qual o cenário hoje. 

A pesquisa “A Transformação Digital no Brasil 2019”, liderada pela E-Consulting em parceria com o Centro de Inteligência Padrão, trouxe dados interessantes para mensurar a maturidade digital das empresas. 

Quando falamos em empresas de tecnologia que fornecem serviços digitais, o Google, a Apple e a Uber são as que lideram o ranking de melhor uso de tecnologias. 

Segundo o estudo, o Google – líder do ranking – vem motivando empresas a descomplicar processos e transformar a realidade analógica em digital.

Pensando na vertical de empresas de tecnologia, consultoria e contact center, a Accenture, IMB e Totvs são as que estão no topo do ranking.

De acordo com Leonardo Framil, presidente da Accenture Brasil e América Latina, a empresa tem liderado a revolução digital no setor, buscando, inclusive, passar para o próximo passo. 

“Recentemente, nos tornamos líderes da revolução digital, com foco na segurança global. Agora, estamos de olho na era pós-digital, nossa próxima onda de tecnologia, a qual permitirá que produtos, serviços e tudo o que possamos oferecer à sociedade sejam profundamente personalizados”, explica Framil.

Tendo esse cenário em vista, temos muito a aprender com o exemplo das gigantes supracitadas. Se a sua empresa deseja ser uma referência quando o assunto é tecnologia, maior tem que ser o seu investimento em tecnologias para melhorar processos internos. 

Entendi o cenário… Mas quais tecnologias posso utilizar na minha empresa?

Quando falamos na prestação de serviços de tecnologia, é importante que a sua empresa tenha em vista quais os principais processos internos realizados e como isso pode ser otimizado a partir do uso de uma plataforma digital. 

Essa plataforma pode ser um software de gestão que, de forma simplificada, oferece diversas funcionalidades para o seu dia a dia operacional. 

Confira alguns processos que podem ser otimizados em empresas de tecnologia com um sistema de gerenciamento. 

Automação de processos

Processos automatizados são aqueles em que tarefas se repetem sem a necessidade de manutenção e revisão periódica.

Dessa maneira, o colaborador trabalha de forma mais otimizada, sabendo exatamente quais os próximos passos devem ser tomados. 

Além disso, o tempo de execução das atividades é diminuído, de forma que o foco seja voltado para o que realmente importa na sua empresa. 

Outra vantagem em automatizar processos – e aqui falamos de uma característica essencial para empresas de tecnologia – é a diminuição da taxa de erros.

Com atividades, respostas e dados padronizados, é uma consequência que haja menos erros na execução de tarefas.

Dessa maneira, quando os processos acontecem da mesma maneira e de forma contínua, tanto a qualidade do que está sendo executado quanto o controle são garantidos. 

Armazenamento na nuvem 

Outro processo essencial quando falamos em empresas de tecnologia é o armazenamento em nuvem.

A nomenclatura também é conhecida como cloud é capaz de realizar a comunicação entre todos os dispositivos móveis a partir de um servidor único que armazena os dados e informações de interesse da empresa.

Ao investir em um software, um dos maiores benefícios é fato de que todos os documentos podem ser acessados remotamente e compartilhados entre os colaboradores. 

Dessa maneira, os profissionais podem acessar os programas, documentos e formulários de qualquer lugar, reduzindo os custos com infraestrutura e aumentando a eficiência dos processos. 

Cadastro de ativos 

Outra tecnologia que pode ser usada por empresas do setor é o cadastro de ativos

Por exemplo, se você realiza a manutenção de computadores, com um software de gestão é possível cadastrá-los no sistema e associar a abertura de chamados ao ativo cadastrado. 

Alguns softwares, como o Videnci, também permitem que você, ao cadastrar o seu ativo, gere um QR Code automaticamente

Dessa maneira, toda vez que o código for escaneado você terá uma solicitação referente ao mesmo.   

Seguindo no exemplo dos computadores, você pode gerar um código QR e enviá-los para seus clientes ou até mesmo colar o código no equipamento.

Dessa forma, toda vez que uma ordem de serviço precisa ser aberta, basta apenas que o código seja escaneado.

Entendeu melhor com um software pode ser usado por empresas de tecnologia?

No blog post de hoje nós mostramos qual o cenário para as empresas de tecnologia quando o assunto é inovação. 

E os números não deixam mentir: o Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP) avaliou mais de 2600 médias e grandes empresas e descobriu que os investimentos em TI cresceram 8% nos últimos anos. 

É por isso que o investimento em novas tecnologias, como um software de gestão, são, cada vez mais, essenciais para o setor. 

O Videnci, por exemplo, é um sistema completo que oferece automação de processos, preenchimento de formulários digitais, ordens de serviço, cadastro de ativos com Qr Code e diversas outras funcionalidades úteis para empresas de tecnologia. 

Para saber mais, confira nosso conteúdo que mostra os 7 principais diferenciais do Videnci para a sua gestão. Boa leitura!