Os processos de auditoria interna, assim com diversos outros, estão passando por um processo de transformação. Antes realizados no papel, agora os recursos são digitais

Segundo Beatriz Moraes, sócia de Auditoria da EY Brasil, digitalizar auditorias traz benefício para as empresas. 

“A digitalização do processo de auditoria permite atingir dois objetivos: reduzir o risco, separando as informações homogêneas daquelas heterogêneas que precisarão ser analisadas; e concluir a auditoria antes dos prazos oficiais“, diz a sócia da EY Brasil. 

Ou seja, contar com ferramentas que realizam a digitalização desse processo é o caminho para diminuir taxas de erros, entregar os documentos dentro do prazo, compilar dados e evitar possíveis problemas

Por isso, no blog post de hoje vamos entender mais sobre auditoria interna e ver a fundo o porquê torná-la digital. 

Auditoria interna: qual a importância? 

Antes de tudo, vamos conhecer a definição. Auditoria interna é um conjunto de procedimentos que, juntos, asseguram o controle de processos de uma empresa

Além disso, após todos os pontos auditados e informações recolhidas, esse tipo de procedimento auxilia no desenvolvimento de um plano de ação que, por sua vez, faz com que a organização fique mais próxima de alcançar seus objetivos. 

Dessa maneira, os dados recolhidos em uma auditoria devem ser úteis, suficientes e relevantes, de forma que a empresa consiga ter uma visão clara dos processos e encontrar possíveis gargalos. 

E quais as vantagens em realizar uma auditoria?

– Identificação de possíveis riscos e pontos fortes e fracos da organização, de forma a incentivar o que vai bem e corrigir o que não possui boa performance;

– Elaboração de um plano de ação concreto e baseado em dados estratégicos;

– Gestão mais transparente, formalizando os processos internos da empresa;

– Verificar se os resultados esperados estão sendo atingidos e, se não, as razões para que isso esteja ocorrendo. 

É também importante reforçar que as auditorias internas podem ser realizadas por qualquer empresa, independentemente do seu porte e vertente de negócio. Afinal, toda organização pode melhorar seus processos, não é mesmo? 

Porém, alguns casos podem indicar que uma auditoria é necessária, como: problemas financeiros recorrentes; muitos desligamentos e outras questões relativas aos recursos humanos; resultados longe da sua meta, afetando os KPIs

Entendi os benefícios! Mas como realizar um processo como esse?

Bom, vamos falar agora de como estruturar uma auditoria no seu negócio. 

Defina objetivos claros e elabore um planejamento 

Saber o motivo pelo qual uma empresa está realizando a auditoria é essencial para guiar todo o processo. 

Falamos isso porque, normalmente, esse procedimento é realizado por áreas e o checklist de checagem é aplicado de forma mais simples quando o objetivo do que se deseja vistoriar é definido. 

Definido o objetivo, estabeleça um planejamento para a efetivação. Estabeleça prioridades apontando o que precisa de mais atenção no momento, tenha em mãos os recursos necessários e elabore seu cronograma em cima dessas informações.  

Utilize checklists digitais 

Para fazer um processo que envolve checagem de informações, nada melhor que usar um checklist, não é mesmo? E não um checklists geral, mas um documento totalmente personalizado e modular que consiga atender sua auditoria. 

É por isso que indicamos o uso de um software de gestão para otimizar essa atividade. Alguns benefícios em utilizar uma ferramenta como essa: 

– Você exclui completamente o uso de papel. Ou seja, seus dados, tão importantes em uma auditoria interna, estarão seguros e não irão se perder com o tempo;

– Além da segurança do digital, as informações ficam armazenadas na nuvem e podem ser compartilhadas com membros específicos da sua equipe;

– É possível acompanhar o andamento do processo em tempo real no painel de atividades;

– Todos os dados são passíveis de comprovação através de fotografias e registro de data, hora e localização; 

–  Os checklists podem ser preenchidos no mobile ou na web, o que torna a operação mais flexível;

– Uma das principais vantagens em utilizar um software é o fato dele gerar relatórios completos, visuais e de fácil utilização pela sua gestão. Dessa forma, as decisões serão mais acertadas. 

Assim, conforme Beatriz Moraes, supracitada neste conteúdo: “Com a digitalização, o processamento dos dados é integral. Ao analisar 100% das informações, diminuímos os riscos na auditoria e, assim, evitamos a identificação de problemas posteriores”. 

Compreendeu melhor o processo de auditoria interna?

No blog post de hoje explicamos como funciona os processos de auditoria interna e por que eles são tão importantes para a sua empresa. 

Além disso, mostramos as vantagens em contar com um sistema de gestão digital, como o Videnci, para otimizar ainda mais esse procedimento. 

Como vimos, um dos principais benefícios de uma plataforma digital é contar com relatórios completos – o que é essencial quando falamos em auditorias. 

Por isso, queremos te convidar a entender mais sobre os relatórios de gestão do Videnci, mostrando como eles podem ser úteis no seu dia a dia operacional e te ajudar na tomada de decisão estratégica.  

Para acessar é só clicar aqui. Obrigada por acompanhar!