outubro 13, 2020

3 dicas para aumentar a produtividade de equipes externas 

Isabele Borges

Muitas empresas, além de trabalhar com equipes internas, lidam com colaboradores que trabalham de forma externa. Por isso, uma questão que surge é: como aumentar a produtividade dessas equipes?

Como temos falado no nosso blog, a produtividade é um termômetro de desempenho importante para as organizações. 

Quando se trata equipes remotas, a questão da produtividade se torna ainda mais evidente, uma vez que os colaboradores passam por situações externas não controláveis por gestores. 

Tendo esse cenário em vista, vamos entender neste post sobre como aumentar a produtividade das equipes externas e, consequentemente, apresentar melhores resultados. 

1 – Tenha uma boa comunicação com a sua equipe 

O primeiro ponto que citamos como crucial para aumentar a produtividade de equipes externas é manter uma boa comunicação

Para que os colaboradores entreguem as atividades com qualidade e dentro do prazo, é preciso que eles tenham todas as informações essenciais em mãos

Além disso, usar canais oficiais de comunicação e documentar tudo o que vem sendo falado é a melhor forma de garantir a execução do serviço

Ainda, contar com o registro digital otimiza o dia a dia e, consequentemente, aumenta a produtividade da equipe, visto que todos os dados e informações ficarão centralizados. 

Outra dica importante é sempre contar com tecnologias que permitam o monitoramento em tempo real, facilitando o trabalho da gestão e assegurando o serviço do colaborador. 

Por fim, busque sempre ouvir o que a sua equipe tem a dizer. É ela quem realiza as atividades diariamente, logo, manter um canal de comunicação e estar aberto a feedbacks é essencial para manter a produtividade em alta.

2 – Invista em treinamentos 

Quando falamos em gestão de equipes, é sempre preciso reforçar a necessidade de manter os colaboradores com treinamentos em dia. 

Isso porque as tecnologias atualizam muito rápido e é necessário que a sua equipe evolua com elas. 

Dessa maneira, se o colaborador não consegue operar algum aparelho ou falta alguma habilidade para a conclusão do serviço, a produtividade será inevitavelmente prejudicada. 

Por isso, invista em treinamentos e na profissionalização da sua equipe externa. 

3 – Aposte em tecnologias específicas

A dica número 3 é, possivelmente, uma das mais importantes. Para você conseguir gerenciar sua equipe de forma remota, contar com uma tecnologia 100% voltada para isso é essencial. 

Hoje existem sistemas e softwares direcionados para a gestão de equipes remotas, oferecendo recursos que facilitam o controle de prazos e a execução de todas as atividades

Com o controle de data, hora, localização e recurso fotográfico, você pode saber exatamente o que vem sendo feito pelas suas equipes. Assim, as atividades são comprovadamente realizadas. 

Além disso, um sistema de gestão facilita o dia a dia do seu colaborador, de forma que ele pode consultar todas as informações sobre o serviço na versão mobile, aumentando a produtividade e otimizando a rotina.

Assim, um software de gestão de equipes externas pode te oferecer de forma 100% digital:

Checklists e formulários;

Ordens de serviço;

Procedimentos operacionais padrão;

– Acompanhamento em tempo de real via painel de atividades;

– Relatórios operacionais e de produtividade

Dicas para escolher o melhor software de gestão 

Antes de finalizar, queremos dar algumas dicas super úteis para quem está buscando um sistema de gestão de equipes remotas. 

A primeira delas é: busque um sistema que atenda todas as suas necessidades. Se você está num momento de pesquisa para escolher um software, opte por aquele que não vá te deixar na mão em poucos dias de uso. 

Também esteja atento às funcionalidades que o sistema em questão oferece. Assim, não deixe de escolher o que te dá o maior número de features úteis para o dia a dia da sua operação. 

Alguns recursos que podem ser úteis para equipes externas: acompanhamento em tempo real; checklists com campo fotográfico e hora/data/localização via GPS; relatórios de produtividade. 

Além disso, tenha sempre em mente que a sua equipe precisa de um software rápido e simples de usar. Por isso, faça testes e busque aquele com a melhor usabilidade

Por fim, fique sempre atento ao suporte que o sistema te oferece e escolha um software que te dê segurança para trabalhar. 

Entendeu melhor como aumentar a produtividade de equipes externas?

No blog post de hoje demos algumas dicas de gestão de equipes externas, como foco em produtividade. 

Mostramos que investir em boa comunicação, treinamentos e tecnologias específicas é essencial para gerenciar os colaboradores remotos e manter a produtividade sempre em alta.

Se você ficou interessado, podemos mostrar mais sobre o Videnci e os motivos que o tornam o software de gestão de equipes externas ideal para a sua empresa. Clique aqui e saiba mais!