outubro 8, 2020

Ordem de serviço de manutenção: por que tornar esse processo digital?

Gabriel Espíndola

Em nosso post anterior, explicamos que uma Ordem de Serviço de manutenção é utilizada com frequência no setor industrial para formalizar serviços de maior complexidade.

Para relembrar os principais pontos sobre o que é uma OS digital, preparamos um vídeo super bacana que explica o tema em poucos minutos. Basta dar play!

Neste post daremos continuidade no assunto, pontuando as vantagens que a transformação digital pode trazer na criação de uma ordem de serviço (OS).

Mais especificamente, em poucos minutos de leitura você terá conhecimento sobre os motivos que têm levado as empresas a investirem na digitalização deste documento!

Melhoria na organização dos processos

Os gastos para manter um ambiente empresarial organizado à moda antiga pode sair caro e eu te explico o motivo.

Já pensou em quantos papéis terão de ser comprados e arquivados durante anos de serviços de manutenção prestados aos clientes? Não é difícil que informações escritas a mão sejam mal interpretadas e até perdidas a longo prazo.

Mas a boa notícia é que existem plataformas de gestão digital capazes de contornar esses problemas, pois elas criam ordens de serviço do zero e guardam os documentos que já foram impressos.

Digitalizando esse procedimento, todas as informações do serviço passam a ser armazenadas num ambiente digital privado.

Isso facilita a troca de informações e atualizações de serviços entre todos os funcionários.

Maior precisão nas informações levantadas pelo cliente

É comum que erros ocorram durante um serviço de manutenção devido à falta de informações documentadas numa ordem de serviço.

Isso pode acontecer por diversos motivos, como a falta de espaço no campo de preenchimento ou poucas informações registradas pelo funcionário.

Mas tendo uma plataforma de gestão digital em celulares, tablets ou computadores, pode-se detalhar de forma prática todos os dados fornecidos pelo cliente e evitar futuros acidentes.

Por exemplo, é possível incluir fotos de diferentes ângulos do maquinário que exige a manutenção, criar novos campos de preenchimento para ordens de serviços que requerem um nível maior de detalhamento e ainda adicionar planos de ação. 

Além disso, relatórios gerados ao fim de cada atividade podem ser enviados automaticamente ao gestor da equipe responsável em verificar cada informação registrada no processo.

Aumento de produtividade da equipe

Quando uma ordem de serviço de manutenção é gerada no sistema digital, há mais chances de sua equipe ser mais produtiva e cometer menos erros durante o fluxo de trabalho. 

Isso porque gestores responsáveis por fazer uma ordem de serviço digital podem cuidar remotamente da equipe durante a manutenção.

A alta gestão pode dividir as tarefas pertinentes aos membros da equipe, acompanhar o cumprimento de cada tarefa durante a manutenção e trocar informações via chat em tempo real.

Abrindo uma OS em seu aparelho móvel, a data/hora e local da abertura são registradas e as tarefas obrigatórias de serviço são listadas a ele.

Assim, todos membros da equipe de trabalho saem ganhando, pois eles podem mensurar o tempo de execução de tarefas e evidenciar falhas que possam ocorrer durante o processo.

Entendeu as vantagens de digitalizar o processo?

No blog post de hoje nós apresentamos a você 3 motivos que tem levado as empresas a gerarem ordens de serviço de manutenção digitais.

Você ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Acesse nosso conteúdo para entender como fazer uma ordem de serviço do Videnci.