Você já se perguntou quais são os benefícios que um sistema de gestão de hotel pode trazer ao cliente? Nesta era digital em que vivemos, a conexão com a internet instigou as pessoas a buscarem por hotéis preferencialmente bem avaliados online. 

Segundo a pesquisa da Brightlocal Survey, cerca de 88% dos entrevistados afirmam que confiam nas avaliações on-line tanto quanto as recomendações pessoais. 

É preciso estar atento, pois atualmente um estabelecimento pode ter sua reputação impactada rapidamente caso ofereça um serviço pela metade ou desatualizado.

Entenda nesse blog post por que um sistema de gestão de hotel é essencial para garantir uma experiência de venda incrível e positiva aos clientes.

Organização geral do hotel

Consegue imaginar qual seria a reação dos hóspedes ao se depararem com poeira nos móveis, comida no frigobar ou até mesmo  com um banheiro sujo?

Detalhes pequenos como esses podem custar caro a um estabelecimento que não mantém vistorias regulares, organizadas e bem estruturadas. 

Um sistema de gestão de hotel que proporcione checklists digitais para a listagem de tarefas pode evitar possíveis reclamações e falhas de funcionários.

Dessa forma, essas plataformas digitais auxiliam o gestor a verificar se os fluxos de trabalho estão ocorrendo eficientemente em cada instalação do empreendimento, além dos relatórios gerados e validação dos pontos verificados

Segurança e manutenção

A fim garantir ao cliente uma experiência positiva durante a estadia, é necessário verificar o pleno funcionamento de todos os equipamentos distribuídos pelo hotel.

Ar condicionado desregulado, elevadores com defeito, chuveiros sem aquecimento e lenta conectividade de internet podem ser pequenos detalhes que marcam negativamente a experiência do cliente.

Falhas como essas estão propensas de ocorrer em negócios que não investem na digitalização de seus processos de manutenção e segurança.

Um sistema de gestão de hotel possibilita a automatização de etapas de verificação preventiva, de modo que o funcionário identifique e corrija possíveis falhas antes de equipamentos avariarem. 

Agilidade operacional

Estruturar uma automação de tarefas pode não só trazer vantagens para os hóspedes, mas  também aos funcionários que se dedicam a arrumar cada cômodo.

Isso ocorre porque uma plataforma de gestão digital possibilita que sejam definidos tempos de execução necessários para cada processo de trabalho, como por exemplo: 

Tempo máximo para arrumar o quarto, limpar banheiros, organizar a área de lazer, arrumar as mesas e o buffet para o café da manhã etc.

Metrificar cada ação requerida para trazer o conforto ao cliente gera um senso de responsabilidade maior do colaborador, pois assim ele identifica onde tem sido menos produtivo no fluxo de trabalho hoteleiro.

Inteligência de dados

Segundo a Pesquisa Global de Gestão de Dados da Experien, cerca de 50% das empresas entrevistadas afirmam ter insegurança na própria análise de dados.

A partir de estatísticas surpreendentes como essa, não é difícil imaginar que faltam ações efetivas para organizações brasileiras mensurar de maneira eficiente os dados obtidos nos processos de trabalho.

Um sistema de gestão de hotel eficiente é capaz de guardar e mensurar dados referentes a cada operação do negócio por meio de gráficos e dashboards inteligentes.

Através dessas análises digitais fornecidas pelas plataformas em questão, torna-se muito mais fácil para a alta gestão estudar o negócio antes de tomadas de decisões.

 

A revolução digital não pode mais esperar!

Ao fim desta leitura, você teve a oportunidade de se atualizar quanto as principais vantagens que um sistema de gestão hoteleiro pode trazer ao segmento em questão.

Se você deseja saber como suas operações podem se tornar ainda mais inteligentes, confira nosso post sobre como digitalizar checklists para hotelaria com o Videnci.