agosto 20, 2020

Sistema digital de gestão para supermercados: por que utilizar?

Isabele Borges

Nos últimos dias falamos no nosso blog sobre como os supermercados são afetados pela transformação no comportamento do consumidor. No cenário em que vivemos, as pessoas buscam cada vez mais a digitalização e eficiência nos processos.  

– Caso você tenha perdido: A gestão de supermercados na era digital

O mesmo ocorre para quem realiza o gerenciamento de pequenas ou grandes redes de supermercados. Se o consumidor está cada vez mais digital, o mesmo ocorre para quem realiza a gestão desses empreendimentos. 

Prova disso é o levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. Segundo o estudo, 38% dos varejistas já possuem ações formalizadas, ou seja, iniciativas concretas para investimentos digitais em pessoas, processos e tecnologias. 

É justamente nesse contexto que surgem tecnologias capazes de transformar processos comuns em automatizados e proporcionam maior controle sobre tarefas, suprimentos, estoques e equipes. 

Assim, no blog post de hoje vamos mostrar como um sistema de gestão para supermercados pode ser útil para o seu negócio e alguns pontos de atenção no momento de escolher o que melhor se adapta a sua realidade. 

Mas, primeiramente, o que é um sistema digital de gestão?

Quando falamos na digitalização do varejo e do setor mercadista, falamos em tecnologias que transformam processos e abarcam todas as fases da sua operação. 

Um software de gestão, portanto, é aquele capaz de integrar e automatizar ações que eram realizadas manualmente ou de forma muito custosa para a sua gestão. 

Uma das principais características de um bom sistema de gestão é justamente o fato dele poder automatizar as tarefas da sua equipe, tornando seus colaboradores independentes e capazes de realizar atividades de forma autônoma.   

Tudo isso, obviamente, está aliado ao controle que o sistema oferece à gestão. Você tem à sua disposição um instrumento com indicadores e métricas que podem orientar da melhor forma o seu gerenciamento. 

Além disso, os softwares de gestão são ferramentas que geram dados e relatórios operacionais, o que é essencial no momento de tomar decisões estratégicas. 

E por que utilizar um sistema de gestão para supermercados?

Agora que entendemos o que é um sistema de gestão, vejamos como isso se aplica ao setor mercadista

Vamos imaginar que você possui um supermercado e precisa controlar atividades básicas e rotineiras, como limpeza do local, recebimento de carga com fornecedores, reposição, estoque e outros processos intrínsecos à atividade. 

Assim, vejamos 4 formas de um sistema de gestão auxiliar em todas elas

1 – Um software é capaz de prevenir perdas nas prateleiras 

Segundo a Associação Brasileira de Supermercados, a perda de insumos em redes de varejo custa 2,07% do faturamento líquido anual. Logo, para supermercados, não ter controle sobre as mercadorias perecíveis e não perecíveis pode ser um dos principais problemas da gestão. 

Pensando nisso, os softwares de gestão possuem módulos e formulários que ajudam nesse controle. Eles podem verificar a validade dos alimentos, certificar que produtos não sofrerão nenhum dano de manuseio e até mesmo a assegurar que mercadorias estejam nos locais corretos

Por exemplo, se estamos tratando de uma geladeira de frios, um simples checklist pode direcionar quais alimentos devem estar ali. Dessa maneira, as mercadorias ficam expostas adequadamente e não há perdas durante o processo. 

2 – Atividades repetitivas? Um sistema de gestão pode ajudar 

Na realidade de supermercados é comum que as atividades realizadas sejam repetidas diariamente. Já imaginou o quão mais simples seria ter um sistema que automatizasse essas ações com um fluxo de trabalho? 

O sistema de gestão, portanto, faz justamente isso para você e sua equipe. Se após a limpeza da padaria é preciso que o colaborador limpe os corredores, os fluxos de trabalho automatizam as atividades.

E quais as vantagens? Você tem um colaborador autônomo e que conhece o fluxo de tarefas apenas consultando o tablet ou smartphone, trazendo ganhos em produtividade e eficiência. 

Os fluxos de trabalho também permitem que os colaboradores cumpram as tarefas diárias dentro do prazo. 

Por exemplo, se diariamente os alimentos dispostos na padaria precisam ser checados e substituídos, um fluxo de trabalho automatizado garante que essa atividade seja recorrente e que não haja nenhum erro operacional. 

3 – Se o controle de cargas é um problema, essa pode ser a solução 

Você já experienciou na sua gestão algum prejuízo causado por carga recebida com defeito, fora da validade ou até mesmo quebrada? Se não houve a verificação no momento em que a carga chegou, o seu fornecedor provavelmente não irá ressarcir o dano. 

Dessa forma, com um sistema de gestão para supermercados, você pode assegurar e comprovar através de registro fotográfico:

– Qual o estado da carga quando ela chegou;

– A situação em que ela se encontra no caminhão;

– A quantidade de produto ou caixas e quaisquer outros detalhes que sejam pertinentes e necessários para que você não tenha nenhum prejuízo. 

Além disso, você pode solicitar que o colaborador e o fornecedor assinem digitalmente o documento que relata as conformidades e inconformidades. Isso traz uma maior segurança tanto para o supermercado quanto para quem descarrega a carga no local. 

4 – Poupe recursos com o uso de um sistema digital 

De acordo com um estudo da Gartner, 3% do lucro de uma empresa é gasto com papel. É por isso que, além de tornar todos os seus processos mais ágeis e seguros, o uso de um software permite que a sua gestão reduza custos ao deixar de lado formulários e planilhas em papel. 

– Saiba mais: Como um checklist digital torna processos internos mais fáceis

Com os checklists digitais você pode: 

– Comprovar atividades por meio de fotografias, localização e horário;

– Integrar formulários com outras plataformas e fluxos de trabalho;

– Compartilhar e extrair dados da operação;

– Ter a segurança que os formulários sempre estarão em bom estado de conservação;

5 – As vistorias nunca foram tão simples

Como falamos durante este conteúdo, uma das maiores vantagens em contar com um software é o fato dele oferecer checklists que permitem o registro digital

Ou seja, com um sistema de gestão digital você pode vistoriar diversas áreas do seu supermercado e garantir que eles estão funcionando da forma correta.

Você pode utilizar o sistema para garantir que áreas como açougue, padaria e caixas estão devidamente limpas e funcionando; vistoriar o seu estoque; vistoriar a organização de gôndolas e prateleiras. 

Além disso, os checklists digitais permitem que você vistorie a utilização correta de uniformes e EPIs pelos seus colaboradores. 

No açougue, por exemplo, através dos formulários preenchidos com registro fotográfico, você garante que todos estão utilizando avental, bota, luva e demais equipamentos de proteção individual. 

Entendi os benefícios! E como escolher o melhor sistema?

Sabemos que você tem como opção diversos softwares de gestão para supermercados. É importante, no entanto, que você se atente para alguns fatores no momento de escolher o software para o seu empreendimento. Aqui vão algumas dicas simples:

– Esteja atento aos sistemas que possuem funcionalidades úteis para o seu segmento. Apesar de haver opções no mercado, você deve escolher aquela que melhor atende seu objetivo de negócio e abarca todas as suas necessidades. 

– Opte pelos softwares que apresentam um aplicativo simples de utilizar e que funcione on e offline. Os colaboradores do seu supermercado irão utilizar a todo momento o sistema, por isso, pense na usabilidade do aplicativo no momento da escolha. 

– Por fim, não esqueça que a sua gestão trabalha sempre melhor dados. Por isso, opte por sistemas que oferecem relatórios operacionais que te auxiliam na tomada de decisão. 

Logo, no post de hoje mostramos o que é um sistema de gestão para supermercados e como eles podem ser úteis para o seu negócio. 

Para ficar sempre atento sobre as últimas novidades do setor mercadista é só acessar nosso blog. Ou, caso queira conhecer sobre as funcionalidades do nosso sistema, te convidamos a acessar nosso site

Obrigado por acompanhar e até a próxima!