agosto 13, 2020

4 motivos para utilizar uma plataforma de gestão digital em empresas de moda

Isabele Borges

Os hábitos de consumo mudaram, as pessoas estão com menos dinheiro no bolso e consequentemente grandes marcas têm estudado novas estratégicas de mercado. Você está antenado à transformação digital nas empresas de moda?

Especialistas da BCG, renomada consultoria americana de gestão e estratégia de negócios, explicam que as empresas de moda precisam ser mais eficientes, rápidas e sustentáveis sem abaixar o preço da etiqueta. 

Segundo esses profissionais, o melhor caminho para alcançar esses objetivos se dá por meio de um novo modelo operacional constituído por fluxos de trabalho digitais de ponta-a-ponta.

Pensando a longo prazo

Engana-se quem pensa que os investimentos em tecnologias voltadas ao mercado da moda serão temporários. Como foi avaliado por Adam Slater, principal economista da Oxford Economics, a pandemia do coronavírus impactará o comércio mundial no longo prazo.

Para você ter uma ideia mais clara sobre o assunto, a IEMI (Inteligência de Mercado) estudou o impacto da covid-19 sobre os hábitos de compra do consumidor brasileiro e identificou que 67% não pretendem comprar roupas e calçados durante a atual crise epidemiológica.

Tamanha mudança no comportamento do cliente só nos leva a conclusão de que devemos abraçar a inovação, não ficarmos à parte dela. É tempo de nos reinventarmos!

A tecnologia aliada à moda

O que pode ser feito em um ambiente tão incerto e complexo? Para Roger Lay, especialista em estratégia digital, a resposta está na transformação digital.

Ele explica que esta transformação é o meio pelo qual as empresas efetuam mudanças organizacionais, gerenciam os riscos de reputação da marca e eliminam as barreiras entre as expectativas dos clientes e o serviço/experiência que recebem.

Mas a saída não é apenas investir no e-commerce, pois uma grande parte das vendas em nosso país ainda é feita de maneira tradicional ou “offline”. A fim de reduzirmos custos e não dependermos apenas dos canais digitais de venda, devemos adotar tecnologias que mensurem a eficiência de nossas atividades internas do dia-a-dia na loja.

Como você tem efetuado a gestão dos processos no seu negócio? Confira a seguir alguns dos inúmeros benefícios que as plataformas digitais tem a oferecer para o segmento da moda:

4 motivos para empresas de moda utilizarem um software de gestão digital

1 – Organização de tarefas

Muitas vezes o cliente que olha a vitrine não imagina a quantidade de tarefas a serem organizadas pela lojista, mesmo num pequeno negócio. Quando cada ação é registrada numa plataforma digital, tem-se uma visão mais clara das atividades que são prioritárias e quais precisam estar em ordem de execução. 

Além disso, a delegação das tarefas em tempo real se torna muito mais prática quando todos os funcionários se responsabilizam em utilizar um sistema digital comum.

2 – Segurança e análise de dados

Já pensou em como seria eficiente medir a produtividade do seu negócio preenchendo formulários digitais que assegurem sua informação? 

Nos dias de hoje, é de grande importância que os dados de uma loja estejam bem protegidos e mensurados, pois não há como avaliarmos a eficiência de nossos processos se as informações não estiverem integradas.

3 – Redução de custos

Segundo especialistas, quando você para de usar as folhas e preencher manualmente planilhas de estoque ou contas a pagar, pode-se economizar em média 30% em materiais. 

Você não precisa mais de papéis para fazer controle de estoque, avaliar a posição das peças, anotar as demandas, averiguar a fachada etc. Hoje em dia, através de plataformas de gestão torna-se possível até mesmo digitalizar e assinar documentos importantes para um empreendimento.

4 – Unidade de Manutenção de Estoque Digital

Não é fácil organizar todos os produtos de empresas de moda sem um controle de estoque adequado. Os itens possuem diferentes modelos, cores e tamanhos que devem ser registrados através de um código alfanuméricos que facilite o processo logístico. 

Eles nada mais são do que SKU’s (Stock Keeping Unit), códigos utilizados para gerenciar estoque e assegurar que os itens apropriados sejam embalados e enviados aos clientes.

 

Se você gostou deste conteúdo, não deixe de conferir como o Videnci pode ajudar sua empresa de moda a se tornar mais digital! Basta clicar aqui.