Um software de gestão é aquele capaz de cuidar, facilitar e automatizar as atividades de uma empresa. Também chamado de sistema inteligente, ele otimiza tarefas e cria fluxos de trabalho integrados. 

Esses sistemas também podem centralizar informações, oferecendo uma visão mais ampla do seu negócio, o que se torna essencial para a tomada de decisões. Além disso, os softwares de gestão são ferramentas que geram dados e relatórios de serviços.

Dessa maneira, você tem à sua disposição um instrumento com indicadores e métricas que podem orientar da melhor forma a gestão do seu negócio e dos seus colaboradores. 

Luciano Ramos, gerente de Pesquisa e Consultoria para o segmento Enterprise na IDC, considera essencial que as empresas tenham uma visão mais clara de como investir no consumo de softwares, tendo uma visão abrangente de como a ferramenta pode interferir nos seus investimentos. 

Assim, como indicado por Ramos, quando for optar pelo uso de softwares na sua empresa, é preciso ter uma visão clara do que melhor atenda às suas necessidades. 

Para auxiliar quem atua no ramo imobiliário, mostraremos a seguir as 3 principais funcionalidades que devem estar presentes em um software para atender esse setor. 

Boa leitura!

Como um software de gestão pode ser útil para imobiliárias?

A partir do momento que já definimos o que é um software de gestão, vamos trazer o conceito para o mercado imobiliário. Neste setor, é necessário que o sistema seja capaz de simplificar e otimizar: vistorias, documentos, dados e automações.

Vejamos a seguir as funcionalidades separadamente. 

1 – Documentos digitalizados e armazenamento em nuvem

Como é de se esperar, o setor imobiliário gera muitos dados e utiliza um grande volume de informações todos os dias – sejam elas de clientes, de imóveis, financeiras e outras. 

Este é, portanto, um dos principais motivos pelo qual um software de gestão é tão útil para imobiliárias. Com a possibilidade de documentos digitalizados e armazenamento em nuvem, todas as informações ficam cadastradas no sistema e disponíveis para toda a equipe.

Ainda, diante da (I) crise do coronavírus, (II) o alto risco de infecção por meio do papel (III) e o distanciamento social imposto pela pandemia, a digitalização de documentos se tornou uma das maiores vantagens para o mercado imobiliário. 

As transações, que em sua maioria funcionavam presencialmente e com uso de papel, tiveram que se adaptar obrigatoriamente .  

Fred Escobar, diretor comercial de uma construtora de Bauru (SP), encontrou exatamente nos documentos digitais a solução para não perder negócios durante a pandemia. Ele afirma que agora a finalização e assinatura de contratos são feitas forma digital, sem que cliente precise sair de casa e sem que seja necessário utilizar papel. 

2 – Processos automatizados 

Segundo o Panorama do Mercado Imobiliário no Brasil realizado em 2019, 43% dos profissionais imobiliários entrevistados afirmaram que a ausência de processos automatizados é o maior desafio do setor. 

Dado interessante, não? E é justamente nesse sentido que um software de gestão pode te ajudar. Um sistema inteligente é capaz de criar automações, como envio de e-mails, relatórios e novas atividades, facilitando – e muito – a rotina da equipe.  

3 – Vistorias 

Outra atividade essencial que um sistema de gestão pode te auxiliar é no processo de vistorias. Nesse caso, um software pode facilitar o trabalho do corretor. 

Através da plataforma é possível tirar fotografias e as documentá-las, apontando uma série de informações como número de quartos, banheiros e outras – excluindo o uso de papéis. 

Além disso, com o uso de checklists e formulários digitais, todo o processo de vistoria se torna mais rápido e com menos erros. 

Isso ocorre por que os itens a serem vistoriados, sejam estruturais ou estéticos, estarão em ordem dentro do seu formulário, garantindo que todo o imóvel seja coberto pela análise. 

E agora: qual o melhor software para sua imobiliária?

Neste blog post mostramos o que é e como um software de gestão pode ser útil para a sua imobiliária. 

Mas você pode estar se perguntando: qual software devo escolher? Foi pensando nisso que criamos um conteúdo que mostra como o sistema do Videnci pode cumprir com as suas expectativas. 

No blog post nós contamos como a plataforma funciona e as vantagens para a sua empresa. Se você se interessou, é só clicar neste link

Te aguardo no próximo conteúdo. Até breve!