junho 30, 2020

Nova feature exclusiva do Videnci: grupos condicionais

Isabele Borges

Aqui no Videnci nós lançamos toda semana uma feature nova para melhorar a experiência dos nossos clientes com o nosso sistema. 

O objetivo é sempre evoluir e mostrar que o Videnci pode ser a melhor solução quando falamos em revolução digital!

Nesta semana queremos apresentar um update único: os grupos condicionais. Através deles é possível criar um formulário modular e personalizado, determinando uma ou várias condicionais para que outros grupos apareçam em um checklist. 

Vamos entender melhor?

Grupos condicionais: como funcionam?

Para entendermos como essa feature funciona, vamos utilizar um exemplo prático. Imagine que você é colaborador ou gestor de uma imobiliária e tem em mãos um formulário de vistoria. 

No grupo referente a um dos quartos, existe a pergunta: “qual o material do piso?”. A resposta foi configurada para ser de múltipla escolha: ou ele é de madeira, ou de porcelanato ou de carpete. 

Ao selecionar que é um piso de madeira, uma nova pergunta aparece. “O piso está dentro dos conformes?” Vamos supor que você responda que não. Então, outra nova pergunta aparece. “Qual o problema do piso?” com as possíveis respostas: “está molhado; danificado; apresenta ondulações…”.

Ou seja, com os grupos condicionais, você pode determinar que, para o próximo grupo aparecer, um campo X seja preenchido com uma resposta específica.

Configurando os grupos condicionais no sistema do Videnci

Ainda pensando no exemplo de vistoria para imobiliárias, você pode criar um checklist cujo principais campos sejam: quantidade de banheiros, quantidade de quartos, se o imóvel possui lavanderia, qual a condição do piso, das paredes e assim por diante. 

As opções para os campos acima são simples. Se estamos falando em quantidade, o campo será referente a um número (1, 2, 3). Se é existência, o campo será de sim ou não. Se falamos em condição, o campo fará referência a uma condicional (conforme, não conforme). 

Se no campo principal “quantidade de banheiros” você marcou que o imóvel pode ter até 4 banheiros, é preciso criar 4 checklists secundários referentes ao número de banheiros, como “banheiro 1”, “banheiro 2”, e assim por diante. 

Dentro de cada checklist secundário você pode descrever características mais específicas, como a situação dos lavabos, dos espelhos e do box, por exemplo. 

O mesmo ocorre com a condição do piso. Caso a opção marcada seja “não conforme”, é preciso criar um segundo checklist que indique se o piso precisa de manutenção e o registro fotográfico do mesmo. 

Logo, os campos condicionais são justamente os checklists secundários, uma vez que só aparecem se determinadas opções forem selecionadas. 

Se o imóvel tiver apenas 1 banheiro, o seu checklist irá apresentar apenas 1 campo de banheiro. Se o piso estiver conforme, o campo de manutenção não irá aparecer. Porém, se o colaborador marcar o check “não conforme”, o campo de manutenção que mencionamos acima será mostrado automaticamente. 

E como configurar o campo condicional?

O passo a passo é o seguinte:

1 – Clicar no ícone de visualização ;

2 – Selecionar o grupo condicional criado. No exemplo: “condição do piso”;

3 – Em campo, escolher qual pergunta está relacionada a condicional. No exemplo: “qual a condição do piso?”; 

4 – Em valor, escolher “não conforme”. Ou seja, o grupo só irá abrir se a resposta for exatamente essa. 

Um tutorial na prática 

Agora que já explicamos o que é e como configurar o grupo de condicionais no Videnci, nós gravamos um vídeo tutorial para te mostrar como ele funciona na prática. 

Nós mostramos inclusive como os grupos funcionam no aplicativo, justamente para ajudar você a entender tudo sobre essa nova feature. 

Acompanhe!

Quer ficar por dentro das novidades do Videnci?

No blog post de hoje nós mostramos a mais nova feature exclusiva do Videnci, os grupos condicionais. Com eles, você pode criar checklists modulares, personalizados, leves e 100% digitais. 

Essa é umas das vantagens de quem conta com o nosso sistema premium. Se ficou interessado, fale com um de nossos especialistas e faça hoje mesmo o seu upgrade!

Se você quer ficar sempre por dentro das nossas novidades, assine nossa NewsLetter. Semanalmente enviamos todos os updates do Videnci e como temos melhorado o nosso sistema. 

[hubspot type=form portal=6084125 id=c8f21035-7192-4dbb-8981-51fac33ba7ef]