maio 21, 2020

5 soluções para você fazer a gestão de equipes

Leonardo Batistão

O uso de novas tecnologias e ferramentas modificou todo o modo como é feita a gestão de equipes. Os softwares de gestão são soluções que trazem dinamismo e facilidade para a execução de atividades, principalmente nas atuações externas.

Tais ferramentas permitem que as tarefas realizadas dentro do empreendimento sejam pautadas e computadas, garantindo a análise da evolução do empreendimento e dos indicadores de desempenho semanais, mensais ou anuais. 

De acordo com uma pesquisa da Hive, 77% das empresas de alta performance usam um software de gerenciamento de processos e equipes.

Por isso, separamos cinco ferramentas que vão auxiliar na gestão das tarefas da sua equipe:

Relatórios em fluxos de trabalho

Os fluxos de trabalho são o que possibilita a automação dos processos da sua empresa. Com ele, é possível eliminar facilmente tarefas repetitivas, como envio de notas fiscais, e-mails e relatórios.

A partir desses relatórios os cooperadores são capazes de analisar o que pode melhorar na jornada de trabalho e o que deve ser mantido, e os gestores podem ter mais noção do que devem remanejar na equipe para a tornar mais produtiva.

Automatização de tomadas de decisão

Sim, você leu certo. Através dos softwares de automação e gerenciamento é possível até mesmo antecipar e automatizar as decisões que serão tomadas pela sua equipe. Já imaginou como isso pode tornar a gestão mais simples?

Conforme os colaboradores preenchem um formulário, o sistema cria tarefas baseadas em qual resposta foi dada, cadenciando e tornando mais fluidos os processos tomados, além de agilizar os trabalhos.

Análise de resultados

A automatização de diversas atividades e o preenchimento de formulários permite que uma base de dados seja criada sobre as mais diferentes áreas da empresa.

Através da análise das verticais e horizontais da empresa é possível construir infográficos, que podem ser programados para serem enviados de tempos em tempos para que os colaboradores sejam informados sobre seus níveis de produtividade e os gestores entendam o andamento dos processos.

Acompanhamento em tempo real

Os checklists disponíveis nos softwares de gestão são uma incrível ferramenta de planejamento para as equipes. No caso das equipes externas, é possível acompanhar qual trajeto estão fazendo, com qual rapidez e quais processos estão executando ㅡ em tempo real.

Isso porque o preenchimento baseado na geolocalização deixa o gestor informado de tudo que é executado através do envio de notificações personalizadas e automáticas. 

Gestão de equipes e perfis

Para tornar esse processo mais fácil, o primeiro passo é a organização e o planejamento. Com uma ferramenta adequada é possível separar todos os setores da empresa e atribuir os colaboradores a elas. E mais, dependendo do tamanho do negócio, dá também para separar tudo de acordo com as filiais.

Além da facilidade no planejamento e na comunicação interna, essas ferramentas de gestão de equipes trazem inúmeros outros benefícios logísticos, como:

  • Aumento da produtividade das equipes.
  • Melhoria na comunicação entre setores.
  • Controle total das informações.
  • Obtenção de melhores resultados.

Anteriormente, nós demos quatro dicas capazes de transformar a maneira como a sua empresa realiza a gestão de equipes.

Combinando elas com as ferramentas que mostramos neste texto, o seu empreendimento tem tudo para se manter competitivo no mercado de trabalho e até mesmo se tornar líder do setor!

O Videnci é uma plataforma de formulários online que disponibiliza essas e outras funcionalidades, on e offline e em qualquer plataforma.

Faça parte da revolução digital!