Saber como realizar o gestão de equipes é essencial para a construção de um time de trabalho motivado e que busque soluções efetivas.

Além disso, o desafio aumenta quando se fala em gestão de equipes de campo. Neste caso, o controle precisa ocorrer de forma praticamente remota, o que exige planejamento e investimento direto em tecnologia.

Porém, você pode estar se perguntando: como realizar um gestão de equipes que, acima de tudo, mantenha os colaboradores produtivos?

Neste blog post queremos te ajudar com 4 dicas que podem transformar a maneira com que a sua empresa realiza o relacionamento com as equipes. Confira!

1 – Estabeleça um planejamento inteligente

Quando se fala em gestão de equipes é importante que as ações sejam pensadas e planejadas.

Neste ponto é importante avaliar recursos humanos e financeiros, logística, prazos e quaisquer outras variáveis que façam parte do projeto.

Além disso, estabelecer um planejamento é essencial para que você pense o seu objetivo de negócio de forma estratégica, o que recai diretamente na parte operacional.

Nesse contexto, as ações realizadas por equipes externas também devem seguir um planejamento coerente, visto que as tarefas precisam ser entregues no período previsto e com o padrão de qualidade elevado.

2 – Invista em uma boa comunicação

É preciso ter em mente que investir em estratégias de comunicação com a sua equipe é essencial para o cumprimento de objetivos e metas.

É inegável que, quando se trata de equipes de campo, pode haver falhas na comunicação, visto a distância entre equipe interna e externa.

Portanto, para contornar essa problemática, o gestor deve ser capaz de utilizar uma comunicação clara, facilitando a atribuição de tarefas.

Essa comunicação, por sua vez, pode ocorrer de forma objetiva através de reuniões que unam sua equipe ou boa parte dela, a depender da disponibilidade dos colaboradores externos.

Outra dica é utilizar a tecnologia a seu favor para facilitar a dinâmica comunicacional, como será abordado no tópico abaixo.

3 – Faça uso da tecnologia para gestão de equipes

Segundo Fernanda De Negri, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a baixa produtividade nas empresas é reflexo do fraco investimento em ciência e tecnologia, o que impede o crescimento de muitas organizações.

Logo, este ponto é um dos mais relevantes quando se fala em gestão de equipes, principalmente externas. Como o gestor não consegue estar o tempo inteiro com o seu time operacional, contar com ferramentas que permitam a gestão da execução de tarefas é essencial.

Atualmente as tecnologias de gestão de equipes permitem inúmeras funções, como o acompanhamento de tarefas e prazos, comunicação integrada entre gestor/equipe, relatórios de atividades, checklist de atividades, abertura de chamados e outros.

Dessa maneira, pensar em softwares e outras ferramentas que facilitem o trabalho é essencial para que a sua equipe tenha um ótimo desempenho.

4 – Incentive o uso das ferramentas 

A partir do momento que você encontra uma ferramenta que ajude na sua gestão, é preciso que a equipe tenha consciência da importância da utilização.

No caso de gestão de equipes externas, é interessante mostrar como será útil para o dia a dia dos operadores o uso da tecnologia, otimizando o tempo de trabalho e o cumprimento de tarefas, além de facilitar a comunicação com o gestor.

É igualmente importante que as decisões não sejam impostas para sua equipe. Ou seja, dialogue sobre o uso da ferramenta e também escute os feedbacks dos colaboradores, sempre discutindo pontos de melhora.

Checklist final: gestão de equipes

Apresentamos neste material algumas dicas para que a gestão de equipes possa ser realizado de forma efetiva.

Logo, para relembrar, confira os principais tópicos: planejamento efetivo; valorização da comunicação; e, por fim, uso inteligente de tecnologias que favoreçam a gestão de equipes.