abril 15, 2020

3 boas notícias sobre o coronavírus esta semana

Videnci

A cada dia que passa o coronavírus demonstra como marcará para sempre a história da humanidade. O momento é de união, mesmo que à distância, e pede que as pessoas pensem no próximo tanto quanto pensam em si mesmas, porque a batalha contra o vírus precisa ser coletiva para ser efetiva!

Por isso que, nós, da Videnci, estamos divulgando notícias positivas da semana que passou. Apesar de todas as dificuldades, juntos enfrentaremos esta etapa para ressurgir com mais força e consciência quando tudo isso passar.

Confira as 3 notícias da semana sobre o coronavírus para renovar os estoques de esperança:

1.Idosos descobrem no celular forma de enfrentar juntos o isolamento em Ribeirão Preto, SP

Um grupo com cerca de 120 idosos, orientados pela Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto, São Paulo, fazem uso da tecnologia através de cursos e, no meio da pandemia de coronavírus, encontram formas de, juntos, enfrentarem o isolamento durante a pandemia. 

As lições, que antes eram dadas de forma presencial, hoje encontram espaço nos grupos de WhatsApp, que também servem para manter contato e trocar dicas sobre diversos assuntos, como produzir máscaras de pano e fazer crochê.

Leia mais sobre como os idosos alunos dos cursos de tecnologia e informática da USP estão utilizando os meios eletrônicos para estreitar laços e conversarem uns com os outros clicando aqui.

2.Chineses mapeiam estrutura de enzima-chave do novo coronavírus

Pesquisadores da Universidade de ShanghaiTech, na China conseguiram identificar a estrutura da principal protease do coronavírus, ou seja, a enzima que o constrói. Isso permite com que novos medicamentos sejam estudados e comecem a ser desenvolvidos.

Ela foi denominada Mpro, e é essencial para realizar os processos de duplicação viral para que o coronavírus se espalhe rapidamente.

Para saber mais sobre a Mpro e como isso foi feito pelos pesquisadores, clique aqui.

3.Sobe para 400 mil o número de recuperados do coronavírus no mundo

O número de pessoas que já conseguiram se recuperar do coronavírus em todo o mundo já ultrapassa a marca de 465 mil. Essa marca é do dia 14 de abril. 

Os países com mais pessoas curadas pelo COVID-19 são a China, Espanha e Alemanha, com 78 mil, 68 mil e 67 mil, respectivamente.

Esses dados foram obtidos a partir do balanço online da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. 

Os números são promissores, mas para nos mantermos seguros é essencial que as medidas de isolamento social recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde sejam mantidos!

Notícias cada vez mais promissoras

Apesar do rastro que o novo coronavírus vem deixando na história mundial, sempre haverão boas notícias para serem compartilhadas. 

A esperança por dias melhores é o que move todos nós dia após dia e nos dá vontade de continuar: não para voltarmos para a rotina de antes, mas para aprendermos com nossos erros e levarmos a lição de que o mundo pode ser um lugar melhor para se viver no futuro próximo.

Continue acessando semanalmente o blog da Videnci para mais notícias assim!