abril 14, 2020

Supervisor de obras: Entenda o que esse profissional faz.

Leonardo Batistão

Você sabe o que faz um supervisor de obras? Esse profissional supervisiona as atividades de um canteiro de obras e é o responsável pelo gerenciamento da edificação.

Ao inspecionar o andamento, ele deve garantir o cumprimento das normas locais, estaduais e federais.

Também é necessária a gestão dos custos da construção, sempre tentando mantê-los abaixo do orçamento. 

Além disso, é sua responsabilidade assegurar a organização das atividades diárias e de seus respectivos encarregados.

Mas, você sabe qual é a diferença entre o encarregado e o supervisor de obras? Entenda como funciona a hierarquia em um canteiro e como é a carreira de um bom profissional.

A diferença entre o encarregado e o supervisor de obras

O supervisor é o responsável mais alto na hierarquia, seguido do mestre de obras, dos encarregados e dos outros profissionais com seus ajudantes. 

Todos os profissionais são essenciais para a obra e a hierarquia é importante para delegar todas as atividades e, enfim, garantir a entrega da construção.

O mestre de obras coordena toda a equipe de profissionais trabalhando na obra e solicita materiais, enquanto o supervisor é responsável por garantir que o cronograma do projeto seja cumprido.

O supervisor deve conhecer as etapas da construção, para poder verificar e validar a qualidade da execução das atividades, visando uma obra organizada e sem desperdícios de recursos.

A carreira de supervisor de obras

Para quem deseja seguir a carreira na construção civil, é recomendado que inicie com um curso de edificações. O curso técnico (de nível médio) é a porta de entrada para a carreira.

Nesse curso habilidades técnicas são desenvolvidas, algumas delas são:

  • Desenvolvimento e execução de projetos de edificações;
  • Planejar e elaborar orçamentos de obras;
  • Assessoria técnica em pesquisas, projetos e estudos tecnológicos na área de edificações;
  • Orientação e coordenação dos serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em obras;
  • Auxílio na venda, compra e emprego de produtos e equipamentos especializados.

Para exercer a profissão de técnico em edificações, é obrigatório o registro profissional.

O que faz um supervisor de obras

As demais tarefas de rotina do supervisor de obras são: acompanhar o cronograma das etapas de construção, realizar e acompanhar pedidos de matéria-prima e certificar-se de que a execução da obra esteja seguindo o projeto e as especificações técnicas.

Além de todas as tarefas de gestão da equipe, é essencial que o profissional mantenha uma comunicação direta com os donos do empreendimento, para que todos acompanhem as etapas da obra e saibam quais são os pontos de atenção no momento.

Como facilitar a comunicação: checklists digitais

Você provavelmente já ouviu falar de checklists, mas sabe como eles podem te ajudar na obra? Facilitando tanto a vida do encarregado, quanto a dos supervisores e gestores.

Recursos nos formulários podem ajudar a simplificar a comunicação das tarefas da construção e auxiliam na visão geral da obra, assim facilitando a tomada de decisões do supervisor e dos gestores.

E o melhor de tudo é que você personaliza do jeito que for melhor para a sua empresa.

Clique aqui para saber como os checklists podem te ajudar!