abril 13, 2020

Para manter a esperança: 3 notícias otimistas sobre o COVID-19

Videnci

Em meio à pandemia do novo COVID-19, os meios de comunicação têm transmitido um grande volume de notícias para manter a população atenta e informada. 

No contexto atual, é inegável a importância da disseminação de informações sobre o coronavírus, visto que são através delas que muitas vidas podem ser salvas e a população consegue ter noção do que está ocorrendo ao redor do globo. 

Porém, a realidade nos mostra que, em muitos momentos, as notícias ruins se sobrepõem às boas, o que gera ansiedade, medo e pânico em quem está acompanhando os principais jornais.  

Dessa forma, para evidenciar as notícias positivas sobre o andamento da pandemia, iremos apresentar três delas neste blogpost. Continue a leitura e renove suas esperanças!

O coronavírus está evoluindo de forma mais controlada no Brasil

O estudo divulgado pelo grupo de especialistas da PUC-RJ e da Fiocruz mostra que entre os dias 24 e 30 março o número de casos confirmados no Brasil esteve entre o cenário otimista e o mediano. 

São Paulo, por exemplo, terminou o período analisado com 1.517 casos confirmados, indicando uma tendência de crescimento semelhante à do cenário otimista. 

Os pesquisadores acreditam que parte desse efeito se deve às medidas de contenção e isolamento social vigentes no Brasil.

Importante saber disso, não é? Ter uma previsão otimista na realidade em que vivemos é essencial. Para saber com mais detalhes sobre o estudo, é só clicar aqui. 

Plasma de pacientes curados é a esperança contra o COVID-19

O tratamento com o sangue de pessoas curadas do novo coronavírus pode ser uma alternativa para pacientes que apresentam os sintomas mais grave do COVID-19.

A terapia envolve a retirada de plasma sanguíneo de um indivíduo que se recuperou e desenvolveu imunidade ao COVID-19. Em seguida, o plasma dessa pessoa é injetado em um paciente doente para que o anticorpo ataque o vírus. 

Na China, 5 pacientes em estado grave apresentaram melhora após o tratamento com o plasma de indivíduos curados. No Brasil e nos Estados Unidos o tratamento experimental já foi liberado e começará a ser testado em pacientes que apresentam sintomas graves. 

Caso você queira conhecer mais sobre o tratamento e seus efeitos, é só acessar a notícia aqui. 

Número de pessoas curadas do COVID-19 já ultrapassa 270 mil

Segundo dados da universidade americana Johns Hopkins, mais de 270 mil pessoas já foram curadas do COVID-19. 

A China lidera o ranking com mais 77 mil pessoas recuperadas, seguida por Espanha, Alemanha e Irã. No Brasil já são 127 pessoas curadas. 

A universidade possui um site que acompanha a epidemia em tempo real, com dados confiáveis e atualizados diariamente.

Vamos manter o otimismo?

Nosso objetivo neste conteúdo foi mostrar que, apesar da epidemia estar avançando no Brasil e no mundo, há notícias que trazem esperança de dias melhores. 

Para manter o clima otimista, o que você acha de compartilhar este blogpost com seus familiares e amigos? Seja um propagador de notícias boas e faça parte de uma rede de esperança em meio à pandemia de coronavírus.